Quarta, 20 de Outubro de 2021
12°

Chuva

Castro - PR

Senado Federal Senado Federal

Itajái pode ganhar título de Capital Nacional da Pesca

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta quinta-feira (7), projeto que concede à Itajaí, em Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Pesca...

07/10/2021 às 21h25
Por: Redação.. Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
A proposta do senador Esperidião Amin (PP-SC) teve a senadora Maria Eliza (MDB-RO) como relatora ad hoc na Comissão - Roque de Sá/Agência Senado
A proposta do senador Esperidião Amin (PP-SC) teve a senadora Maria Eliza (MDB-RO) como relatora ad hoc na Comissão - Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Educação (CE) aprovou, nesta quinta-feira (7), projeto que concede à Itajaí, em Santa Catarina, o título de Capital Nacional da Pesca. O PL 5226/2019, do senador Esperidião Amin (PP-SC), segue para análise da Câmara dos Deputados, caso não haja recurso para votação em Plenário.

A proposta recebeu parecer favorável do senador Jorginho Melo (PL-SC). A senadora Maria Eliza (MDB-RO) foi relatora ad hoc do projeto na Comissão.

Estudos históricos revelam que a vocação para a pesca em Itajaí surgiu ainda no Brasil Colônia, por volta de 1820, quando D. João VI mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses da cidade de Ericeira para colonizar o litoral catarinense.

— Atualmente, quase 20 mil pessoas trabalham direta ou indiretamente no setor da pesca na cidade. Com a visibilidade que a concessão do título trará ao município, mais investimentos serão atraídos, contribuindo sobremaneira para a consolidação dessa atividade e, mais importante, no cenário brasileiro, para a geração de empregos na cidade e no estado — afirmou Eliza ao ler o relatório.

Esperidião explicou, ao justificar a proposta, que hoje são em torno de 50 empresas beneficiadoras de peixe, instaladas em Itajaí, produzindo mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia. Além disso, a cidade possui 250 armadores e uma frota de 500 barcos, sendo cerca de 15 mil pessoas trabalhando direta ou indiretamente na indústria da pesca.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 20h31 - Fonte: ClimaTempo
12°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias