Quarta, 20 de Outubro de 2021
12°

Chuva

Castro - PR

Geral Paraná

Programa CastraPet conclui cerca de 413 procedimentos nesta semana

O programa tem como objetivo prevenir a reprodução acelerada de animais que podem resultar em abandono. Nesta semana, Campo do Tenente, Cambé e Rio...

25/09/2021 às 14h49
Por: Redação.. Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© SEDEST
© SEDEST

As atividades do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), no município de Rio Negro, na Região Metropolitana de Curitiba, se encerraram nesta sexta-feira (24) com 136 animais esterilizados, sendo 79 cães (22 machos e 57 fêmeas) e 57 gatos (25 machos e 32 fêmeas).

Nos dias 22 e 23, as castrações foram realizadas em Campo do Tenente (RMC) e Cambé (Norte). No município de Campo do Tenente foram castrados 167 animais, e em Cambé, cerca de 110. Ao todo, 413 foram atendidos na semana. 

A iniciativa é da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio das prefeituras no cadastramento e definição da prioridade local. O programa tem realizado uma ampla ação de castrações de cães e gatos por todo o Estado, de forma gratuita.

“O CastraPet busca prevenir superpopulação indesejada de animais, além de prevenir doenças e amparar famílias e projetos de proteção animal que não tem condições de pagar pelo serviço”, disse o secretário Márcio Nunes.

O programa está em seu segundo ciclo, tendo R$ 2,5 milhões provenientes do Fundo Estadual do Meio Ambiente e de emendas parlamentares destinadas a 80 municípios. No primeiro ciclo do programa, 15 mil animais foram atendidos em 45 municípios.

COMO PARTICIPAR– Para participar do programa, o município deve entrar com pedido junto à Sedest ou deputados estaduais para a liberação de recursos necessários.

Quando a cidade é contemplada, é necessário estabelecer pontos para o cadastro dos animais, respeitando o número de vagas disponibilizadas. É levada em consideração também a prioridade de atendimento para os animais de famílias de baixa renda, protetores e/ou animais de rua.

Após as cirurgias as famílias recebem gratuitamente o medicamento para a recuperação dos pets, além de um microchip eletrônico para a identificação do animal.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 20h51 - Fonte: ClimaTempo
12°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias