Quarta, 20 de Outubro de 2021
13°

Chuva

Castro - PR

Agricultura MANEJO AGRICULTURA

O cultivo de soja, manejo e conservação de solo serão debatidos em Prudentópolis

O Sindicato Rural de Prudentópolis promove o "1.º Evento Agricultura Moderna Manejo e Conservação do Solo". O encontro é para difundir conhecimento para agricultores que já estão e desejam entrar no cultivo de soja, serão abordados temas sobre preservação de solo, água e aplicação de defensivos.

21/09/2021 às 10h25 Atualizada em 21/09/2021 às 10h36
Por: Redação
Compartilhe:
Agricultores de Prudentópolis vão discutir cultivo de soja, manejo de solo e água em evento promovido pelo Sindicato Rural. Foto Sistema CNA/SENAR - Wenderson Araujo
Agricultores de Prudentópolis vão discutir cultivo de soja, manejo de solo e água em evento promovido pelo Sindicato Rural. Foto Sistema CNA/SENAR - Wenderson Araujo

O Sindicato Rural de Prudentópolis promove o "1.º Evento Agricultura Moderna - Manejo e Conservação do Solo", o evento será realizado no dia 24 de setembro, no Pavilhão da Igreja de Jaciaba, das 9 às 15 horas.

O dia contará com quatro importantes palestras abordando os temas sobre cultivo da soja, cultivo de inverno, tecnologia de aplicação e trato cultural e manejo conservacionista do solo.

O evento terá abertura com o engenheiro-agrônomo, produtor rural e presidente do Sindicato Rural de Prudentópolis, o Edimilson Roberto Rickli, que falará sobre a sustentabilidade sindical rural e a importância de uma representatividade forte que defenda os interesses de todos os produtores rurais.

Na sequência vem o tema sobre "Pioneirismo no cultivo de soja", palestra feita pelo produtor rural e pioneiro na produção de soja em Prudentóplois, Edmir Servat.

Outro tema abordado no evento será o "Cultivo de Inverno", que será ministrado pelo engenheiro-agrônomo do departamento técnico da CAMP - (Cooperativa Mista de Prudentópolis), Luiz Henrique Servat.

O evento também irá abordar a questão de aplicação com a palestra de "Tecnologia de aplicação e trato cultural", que será apresentada pelo especialista em tecnologia de aplicação fitossanitária, piloto agrícola e instrutor de voo, Jeferson Luis Resende.

Finalizando o encontro será a conversa sobre "Manejo conservacionista do solo", com o doutor em agronomia, com ênfase em uso e manejo de solo, José Afredo Batista dos Santos.

 

O mobilizador de treinamentos profissionalizantes do Senar Paraná, do sindicato Rural de Prudentópolis, Diogo Belin, destaca que o evento vem para fortalecer a agricultura do norte do município e apresentar técnicas conservacionistas para os produtores que estão iniciando o cultivo da soja na região. "A proposta do Sindicato é levar  conhecimento técnico para os produtores da região norte de Prudentópolis, antes o que predominava na região era fruticultura e gado de corte, hoje muitos produtores estão buscando o cultivo da soja, percebemos que o pessoal está animado, porém com dificuldades, portanto o encontro é para difusão técnica sobre o cultivo da soja.", explica Diogo.

Diogo conta que o norte do município possui relevo ondulado, onde requer cuidados no momento do plantio . "A proposta é apresentar a visão de agricultura moderna, preocupada com a conservação do solo, cobertura, integração lavoura pecuária (ILP) e mecanização, visto que a região possui relevo íngreme, ocasionando problemas com erosão e lixiviação de nutrientes.", explica o mobilizador.

 

Ele conta que as inscrições podem ser feitas no local, mas terá um número reduzido por conta das questões sanitárias exigidas em tempo de pandemia. "Temos um limite de faixa de 70 a 80 vagas abertas a todos os interessados que desejam melhorar seu conhecimento no cultivo de soja.", conta Diogo.

 

Os interessados pelo evento podem entrar em contato com o Sindicato Rural de Prudentópolis pelos fones (42) 3446 1136 e 42 9857-3931 (whatsapp).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 19h31 - Fonte: ClimaTempo
13°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias