Quarta, 20 de Outubro de 2021
12°

Chuva

Castro - PR

Agricultura BORRACHUDO

Epagri realiza live sobre controle do borrachudo nesta quinta-feira (23)

A Epagri realiza nesta quinta-feira (23) um evento on-line sobre ecologia e controle do borrachudo, um inseto que causa grande incômodo no meio rural. O encontro, aberto ao público, será transmitido a partir das 19 horas no canal de capacitações da Epagri no YouTube.

21/09/2021 às 09h38
Por: Redação
Compartilhe:
Larvas e pupas do borrachudo precisam de luz, matéria orgânica, água corrente oxigênio e algum material para se fixar
Larvas e pupas do borrachudo precisam de luz, matéria orgânica, água corrente oxigênio e algum material para se fixar

Os palestrantes serão os extensionistas da Epagri Filipe Espíndola, Cristiano Schuch e Rose Mary Gerber e o pesquisador Marcelo Mendes de Haro, da Estação Experimental da Epagri em Itajaí. O evento também contará com a participação de Doralice Paiva, pesquisadora aposentada da Embrapa.

“Inicialmente, vamos apresentar um documentário sobre a ecologia do borrachudo. Será possível entender quais são as condições que favorecem o aumento descontrolado da população desse inseto e, assim, os participantes vão saber que atitudes são necessárias para controlar esse problema que incomoda tanto as comunidades rurais”, destaca Filipe Espíndola.

uso do BTI, um bacilo natural que pode ser diluído na água de rios e córregos, também será abordado no encontro. Os palestrantes vão orientar sobre o modo de ação, os cálculos de dosagem e detalhes importantes da aplicação desse produto.

Preservar é o caminho

A extensionista da Epagri Leonir Claudino Lanznaster, uma das organizadoras do evento, diz que o caminho para reduzir a população desse inseto está nas ações de preservação e educação ambiental e no engajamento de toda a comunidade. “O borrachudo sempre existiu em seu habitat natural, mas hoje temos alta incidência tanto na área rural quanto na área urbana. Estudos apontam que a ação humana favoreceu o desequilíbrio ambiental que levou à proliferação dos borrachudos e à presença desse inseto em espaços onde ele não era comum”, explica.

A Epagri realiza capacitações e atividades de educação ambiental para controlar a população de borrachudos em todo o Estado. O material utilizado no evento on-line também servirá como apoio para as ações nos municípios catarinenses.

Aplicação do BTI para controle do borrachudo será abordada no evento on-line

 

Clique aqui para participar do encontro e confira abaixo algumas das dicas da Epagri para o controle do borrachudo.

Preserve a mata ciliar: A recuperação da mata ciliar – aquela que fica nas margens de rios e córregos – faz com que haja mais sombra nessas áreas, dificultando a entrada da luz e diminuindo a temperatura do ambiente. A mata ciliar também serve como abrigo para os predadores do borrachudo e forma uma barreira que evita o deslocamento do inseto para fora das matas.

Cuidado com os resíduos: Ao dar destino correto para resíduos domésticos, embalagens de agrotóxicos, dejetos humanos e de animais, você retira o alimento das larvas do borrachudo, diminui a superfície de fixação delas e preserva os predadores naturais que se alimentam das larvas e do inseto adulto. Também é fundamental manter as áreas de criação de animais longe de rios e córregos.

Mantenha os rios limpos: Outra atitude importante é a limpeza dos rios, lembrando de tomar cuidado para que não ocorra nenhum tipo de acidente.

Controle biológico: Uma alternativa de controle éo uso de BTI, que será abordado durante o evento. Esse produto provoca a morte das larvas do borrachudo. Mas é importante observar as orientações técnicas de aplicação. 

Proteja-se: Para evitar picadas, o ideal é usar roupas compridas e, nas estações mais quentes, recomenda-se usar repelentes nas partes descobertas do corpo, como mãos, pernas e pés. O plantio de capim citronela próximo às residências e o uso de repelentes à base da planta são alternativas para afastar o inseto.Fonte Epagri.

 

O quê: Evento on-line “Borrachudos: ecologia e controle”

Quando: 23 de setembro, quinta-feira, às 19 horas

Onde: No canal Capacitações Epagri On-line, no YouTube 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 20h51 - Fonte: ClimaTempo
12°
Chuva

Mín. Máx. 17°

Qui 21°C 10°C
Sex 24°C 10°C
Sáb 26°C 11°C
Dom 21°C 14°C
Seg 21°C 11°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias