Quinta, 23 de Setembro de 2021

Muitas nuvens

Castro - PR

Pecuária QUEIJO PREMIADO

Prêmio Mundial do Queijo demonstra qualidade da agricultura familiar paranaense, diz Romanelli

No Sítio Aliança, a família Martins começou a produzir queijo em 2003, inicialmente para consumo próprio. A família tinha apenas sete animais e a produção era pequena, mas o cuidado com a produção familiar sempre foi elogiada.

14/09/2021 às 18h33 Atualizada em 15/09/2021 às 15h19
Por: Redação
Compartilhe:
A família produzia para consumo próprio, em pequena quantidade. Depois passou a oferecer o produto na Feira da Lua e hoje, o queijo é premiado na França como o segundo melhor do mundo
A família produzia para consumo próprio, em pequena quantidade. Depois passou a oferecer o produto na Feira da Lua e hoje, o queijo é premiado na França como o segundo melhor do mundo

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse nesta terça-feira, 14, que a conquista do prêmio Mundial do Queijo pela família Martins, de Santana do Itararé, no Norte Pioneiro, demonstra a qualidade da produção da agricultura familiar paranaense. “A família produzia para consumo próprio, em pequena quantidade. Depois passou a oferecer o produto na Feira da Lua e hoje, o queijo é premiado na França como o segundo melhor do mundo”.

 

Romanelli destacou ainda que, mais uma vez, a mulher mostra a sua importância no agronegócio paranaense. Marisa Martins é a responsável pela produção dos queijos, que receberam medalha de prata na França. “Esses queijos fazem muito sucesso em Santana do Itararé e agora no mundo. É mais um exemplo do empreendedorismo feminino, que com dedicação, cuidado e carinho torna o produto artesanal do Norte Pioneiro destaque nacional e internacional”, reforça.

 

Feira da Lua  — No Sítio Aliança, a família Martins começou a produzir queijo em 2003, inicialmente para consumo próprio. A família tinha apenas sete animais e a produção era pequena, mas o cuidado com a produção familiar sempre foi elogiada.

 

Em pouco tempo, o queijo produzido conquistou o gosto dos moradores da cidade e região. Marisa Martins passou a ofertar o queijo na Feira da Lua e, pouco a pouco, a legião de admiradores aumentou. A propriedade de nove hectares hoje abriga 50 animais da raça Jersey. Em média, cada animal produz 22 litros de leite.

 

Romanelli lembra que a atividade no Sítio Aliança é comum a milhares de produtores paranaenses, que têm na agricultura familiar a principal fonte de renda. “São pequenos produtores que trabalham incansavelmente para garantir o consumo próprio e entregar parte da produção em feiras livres ou a consumidores locais. Mas é esse trabalho que aquece a economia e mantém a geração de emprego e renda em muitas cidades pequenas, como é o caso de Santana do Itararé”, disse o deputado.

 

Em 2018, o queijo produzido pela família Martins participou pela primeira vez de um concurso, em Londrina. Foi premiado e classificado para a etapa final em Curitiba, quando conquistou medalha de prata no concurso estadual. “Ficamos muito orgulhosos em ser contemplados naquele concurso”, enfatiza Marisa. Ela reforça que a produção de queijo não é tradição da família, mas que ela decidiu participar apenas para conhecer o potencial do produto.

Mundial — O queijo de Santana do Itararé ganhou destaque internacional nesta semana, quando participou do “Mondial Du Fromage”, em Tours, na França, e disputou classificação entre os melhores do mundo no setor de alimentos de leite, com disputas em diferentes categorias. Participaram do concurso produtores de países tradicionais na produção de queijo, como Itália, Suíça e Bélgica, mas contou com a participação de outros queijos produzidos no Brasil, Japão, Espanha, Portugal e Alemanha, entre outros.

 

O queijo de Santana do Itararé ficou em segundo lugar e recebeu medalha de prata no “Mondial Du Fromage”. O queijo premiado foi o Maná Concafé Gourmet, com 30 dias de maturação. “Um resultado importante e significativo para o Norte Pioneiro e para o Paraná, que mostra que a produção da região, com o café de qualidade e as frutas selecionadas, agora se soma a um produto que cada vez mais conquista o paladar do brasileiro. Parabéns à família Martins por essa conquista”, conclui Romanelli. Com assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 02h52 - Fonte: ClimaTempo
Muitas nuvens

Mín. Máx. 19°

Sex 22°C 8°C
Sáb 21°C 11°C
Dom 25°C 12°C
Seg 28°C 13°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias