Quinta, 23 de Setembro de 2021

Muitas nuvens

Castro - PR

Geral MULHER NO AGRO

Reunião da Comissão Estadual de Mulheres da Faep no Sindicato Rural de Castro foi um sucesso.

A proposta da reunião é para fortalecer o espírito de liderança nas mulheres, troca de experiências para o crescimento mútuo entre elas e consolidação da presença feminina no agro.

14/09/2021 às 13h09
Por: Redação
Compartilhe:
Sindicato Rural de Castro fez a primeira reunião da Comissão Estadual de Mulheres da Faep, com suas sócias. Fotos Toninho Anhaia
Sindicato Rural de Castro fez a primeira reunião da Comissão Estadual de Mulheres da Faep, com suas sócias. Fotos Toninho Anhaia

O encontro foi realizado na última sexta-feira, dia 10 de setembro e contou a presença de sócias de diversas idades e segmentos da agropecuária. Quem presidiu a conversa foi a coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres da FAEP e presidente do Sindicato Rural de Teixeira Soares, Lisiane Rocha Czech. Na oportunidade, ela explicou o objetivo da comissão e espera que este seja o primeiro de muitos encontros de fortalecimento da mulher que atuam na agropecuária de Castro. "Este foi nosso primeiro encontro e fiquei muito feliz com a quantidade de mulheres e também pela juventude de muitas, pois isso fortalecerá a representatividade da mulher no meio rural. Durante a conversa, apresentamos a comissão e tivemos uma ótima troca de experiência entre as participantes.", conta Lisiane.

Uma das coordenadoras do encontro, a sócia do Sindicato Rural de Castro e produtora rural Kelly Taborda, avalia que o encontro chegou a seu objetivo é a interação e troca de ideias deve fortalecer a proposta. "A iniciativa para este projeto começou a uns três meses, fizemos um pedido para o presidente do Sindicato, o Eduardo, ele nos apoiou e deu todo o incentivo. Queremos melhorar a nossa representatividade no sindicato e do sistema e fazer destas reuniões muita trocas de experiência entre as mulheres que atuam em diversos segmentos da agropecuária", conta Kelly.

A participante do encontro Beatriz de Souza Climek, acredita que o evento foi muito importante principalmente pela troca de experiência entre as mulheres sobre gestão da propriedade, seja na área de finanças, manejo, entre outras atividades. Ela teve que assumir a propriedade, pois ficou viúva e não sabia como proceder e se na época já tivesse algo parecido teria facilitado a transição de gestão na propriedade. "A mulher tem muita dificuldade quando assume a propriedade sozinha, seja por preconceito, experiência, entre outros fatores. No meu caso tive a perda do esposo. O que aconteceu comigo, pode acontecer com várias pessoas, portanto o que eu tenho visto aqui é que a Comissão encoraja as mulheres a assumirem a participação do Agro. Ou seja, cuidar da propriedade, fazenda da chácara, a enfrentar uma coisa que se entendia que era só do marido. Com essa reunião do Sindicato, vai ajudar a divulgar, que nós mulheres conseguimos tocar uma coisa que era só de homens antigamente. Eu penso que é muito importante, porque juntas vamos vencer barreiras que antes não eram conhecidas.", espera Beatriz.

Na sequência o Sindicato Rural de Castro deve marcar novas reuniões para tratar de assuntos voltados à participação da mulher como protagonista no agro. A Faep/Senar disponibilizam vários cursos para despertar o potencial de liderança a exemplo do "Mulher Atual", entre outros cursos de liderança e gerenciamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 02h32 - Fonte: ClimaTempo
Muitas nuvens

Mín. Máx. 19°

Sex 22°C 8°C
Sáb 21°C 11°C
Dom 25°C 12°C
Seg 28°C 13°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias