Quinta, 23 de Setembro de 2021

Muitas nuvens

Castro - PR

Eventos AÇÃO FORTALECIMENTO

Agricultura apresenta ações do governo para o setor na região de Campo Mourão

Encontro reuniu prefeitos e secretários municipais de Agricultura da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Foram destacados os programas Coopera Paraná, RenovaPR e o Banco do Agricultor Paranaense

09/09/2021 às 13h50
Por: Redação
Compartilhe:

A apresentação dos programas do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e o lançamento regional do Manual do Secretário foram os destaques do encontro de prefeitos e secretários municipais da Agricultura realizado em Campo Mourão (Centro-Oeste). O evento foi organizado pela Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-Paraná).

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou os números do agro paranaense e falou sobre programas de governo a prefeitos e secretários municipais. Ele citou o Coopera Paraná, que concede recursos para projetos de cooperativas de pequenos produtores e associações da agricultura familiar; o RenovaPR, que oferece condições para agricultores e empresas promoverem a autoprodução de energia, própria e renovável, com a possibilidade de reduzir custos de produção e ampliar suas atividades; e o Banco do Agricultor Paranaense, lançado em maio deste ano, que busca alavancar investimentos por meio da equalização da taxa de juros em diversas atividades agropecuárias, além de promover inovação tecnológica, sustentabilidade, geração de emprego e melhoria da competitividade.

Manual
O Manual do Secretário, que teve lançamento e entrega oficial na região, é um material técnico produzido pela equipe do IDR-Paraná com o objetivo de orientar secretários municipais da Agricultura sobre a estrutura, ações e programas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, vinculadas e demais órgãos que atuam no desenvolvimento do setor. O primeiro lançamento aconteceu em Cascavel, em julho.

“É uma soma de esforços do Estado e dos municípios de construir uma agenda em comum. O manual é uma simplificação do nosso relacionamento para atingir objetivos mais nobres, como melhorar a vida da população rural, superar dificuldades de infraestrutura, apoiar tecnicamente, fortalecer associativismo e cooperativismo, cuidar do patrimônio em forma de sanidade plena, melhorar a renda, entre outros”, afirmou Norberto Ortigara.

Para o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza, o encontro representou uma proposta de integração. “Mantemos um compromisso de sentar com os prefeitos e discutir o que é importante para cada município”, disse ele.

Defesa Agropecuária
O diretor-presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir César Martins, chamou a atenção para a importância da atualização do cadastro de rebanhos. A medida é imprescindível para preservar o status internacional do Paraná como Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Também reforçou o papel dos Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária. "Hoje temos um novo status no Paraná. Isso nos obriga a ter um cuidado maior com a sanidade dos rebanhos nos municípios. Nossa campanha chegou a 88%. Precisamos saber essas informações para manter nosso status, pois se perdermos isso, perdemos exportação. Fazemos um apelo para os prefeitos para que participem das campanhas", explicou.

Região
O presidente da Comcam e prefeito de Araruna, Leandro Oliveira, apresentou ações da secretaria estadual na Agricultura na região. Ele destacou a entrega 712 unidades do programa Trator Solidário; melhorias em 39 quilômetros de estradas rurais para 17 municípios; 289 quilômetros atendidos com óleo diesel em 11 municípios; 13 municípios atendidos pelo programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, beneficiando 1.775 produtores rurais; 125 inscritos para energia fotovoltaica para o Banco do Agricultor; 4.738 crianças beneficiadas pelo programa Leite das Crianças.

Presenças
O evento contou com a presença do prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli; do diretor de Gestão Institucional do IDR-Paraná, Diniz Dias; do chefe do núcleo regional de Campo Mourão, João Ricardo Rissardo; do gerente regional do IDR-Paraná de Campo Mourão, Jairo Martins de Quadros; do gerente regional do IDR-Paraná de Cascavel, José Lindomir Pezenti; do deputado estadual Douglas Fabrício e demais técnicos do Seagri. Fonte AEN.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR Atualizado às 03h12 - Fonte: ClimaTempo
Muitas nuvens

Mín. Máx. 19°

Sex 22°C 8°C
Sáb 21°C 11°C
Dom 25°C 12°C
Seg 28°C 13°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias