Brava banner topo
Nutrtição

Evonik desenvolve projeto conjunto com UFMG na área de suinocultura

A parceria, primeira na suinocultura da America Latina, visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas às fêmeas suínas reprodutoras

23/02/2020 22h44
Por: Redação
Fonte: Redação
1.133
A parceria visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas para o entendimento da dinâmica das exigências nutricionais de fêmeas suínas reprodutoras de alto potencial genético.
A parceria visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas para o entendimento da dinâmica das exigências nutricionais de fêmeas suínas reprodutoras de alto potencial genético.

Desenvolvido com exclusividade pela área de Nutrição e Saúde Animal da Evonik e pelo Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI, ligado à Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, o projeto é o primeiro desta linha na América Latina.

 

Inovadora, e coordenada pelo professor Dr. Bruno A. N. Silva, PhD em nutrição suína e adaptação ambiental, do Instituto de Ciências Agrárias – ICA da UFMG, a parceria visa o desenvolvimento de pesquisas de nutrição de precisão voltadas para o entendimento da dinâmica das exigências nutricionais de fêmeas suínas reprodutoras de alto potencial genético. Para abastecer os estudos estão sendo utilizadas estações de alimentação computadorizadas e desenvolvimento de modelos matemáticos.

 

Dividido em duas etapas, o trabalho está sendo desenvolvido no âmbito do centro de pesquisa com suínos do NEPSUI/UFMG e será conduzido pela equipe de pesquisadores do núcleo. A primeira fase, iniciada recentemente, terá duração de 10 meses, e desenvolverá estudos relacionados à nutrição de precisão no período de gestação das fêmeas. A segunda metade do projeto, que também acontecerá em 10 meses, avaliará a nutrição de precisão na fase da maternidade.

 

“O projeto terá ambas as etapas experimentais com os animais e as máquinas de nutrição de precisão no núcleo de pesquisas da universidade. Posteriormente, os dados coletados e amostras serão enviados para a Evonik para novas análises”, explica Silva.

 

De mãos dadas com as universidades

Por meio do “University Program”, programa de incentivo à pesquisa universitária, a Evonik tem realizado diversas atividades no âmbito acadêmico, promovendo a interação entre indústrias, universidades e empresas produtoras de proteína animal. “A parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, via o Núcleo de Estudos em Produção de Suínos – NEPSUI, é mais um feliz exemplo dessa iniciativa da empresa em prol do desenvolvimento e do conhecimento”, comemora Maria Melo, responsável pelo Departamento Técnico na área de Nutrição e Saúde Animal da Evonik.

 

Além dos apoios às pesquisas, a Evonik oferece suporte técnico em projetos de mestrado e doutorado, bem como participações em bancas de avaliações. Contribui ainda com seminários em universidades, levando a estudantes e professores experiências do mercado e buscando o alinhamento das demandas práticas e científicas.

Ponta Grossa - PR
Atualizado às 03h12
18°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 17°
18°

Sensação

14 km/h

Vento

95.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Brava
Municípios
Últimas notícias
Mais lidas