Quinta, 05 de Agosto de 2021 08:36
42988489296
Geral Tocantins

Naturatins debate a modernização do Licenciamento Ambiental no Estado durante a Agrotins 2021 100% Digital

Tema será apresentado durante Mesa Redonda e estará disponível no Espaço Campo do Conhecimento, no pavilhão do Naturatins, dentro da plataforma digital da feira

15/06/2021 09h58
127
Por: Redação.. Fonte: Secom Tocantins
Modernização do Licenciamento Ambiental do Tocantins é o tema de Mesa Redonda, que será apresentada durante a Agrotins 2021 100% Digital - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins
Modernização do Licenciamento Ambiental do Tocantins é o tema de Mesa Redonda, que será apresentada durante a Agrotins 2021 100% Digital - Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), tem feito investimentos significativos na área de licenciamento ambiental. O resultado desses investimentos é a modernização do setor, que vai desde as instalações físicas da Diretoria de Licenciamento Ambiental do Instituto, quanto das análises de processos.

O processo de modernização passa também pela análise dos processos que dão entrada no órgão. Graças à implantação do Sistema Eletrônico Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), que é o novo sistema de gerenciamento de todos os serviços ofertados pelo Naturatins, ainda em fase de implantação, as demandas, bem como as análises serão feitas de maneira 100% digitais, economizando tempo e recursos tanto do poder público quanto dos operadores ambientais e seus clientes.

No início deste ano, a Diretoria de Licenciamento Ambiental do Naturatins passou a contar com estrutura física diferenciada, funcionando em um prédio anexo à sede do Instituto. O novo prédio foi construído com recurso financeiro do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), oriundo de Acordo de Empréstimo por meio do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), no valor de R$ 1,96 milhão. O anexo possui área construída de 719,87 m², divididos dois pavimentos.

A Modernização do Licenciamento Ambiental do Tocantins é o tema de uma Mesa Redonda, que será apresentada durante a realização da 21ª Feira Agrotecnológica do Tocantins - Agrotins 2021 100% Digital, que pelo segundo ano consecutivo ocorre em ambiental totalmente virtual.

A Mesa Redonda será disponibilizada no Espaço Campo do Conhecimento e no Pavilhão, disponível na plataformaagrotins.to.gov.br, no espaço destinado ao Naturatins. A transmissão será entre os dias 15 e 18 de junho.

O debate tem duração de 47 minutos e conta com a participação da secretária Geral do Naturatins, Ana Angélica Bosque, que vai atuar como mediadora da mesa; o vice-presidente do Naturatins, Rafael Felipe; o secretário executivo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Adenieux Santana; a gestora ambiental e presidente da Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins (Ascam), Carla Moreno; e o engenheiro ambiental e vice-presidente da Ascam, Rafael Pereira.

Os subitens abordados dentro da Mesa Redonda são Processo da relação do produtor rural com o licenciamento ambiental e a expectativa com a modernização; Nova lei de licenciamento ambiental do Tocantins; e Monitoramento ambiental.

Participantes

Ana Angélica Bosque, responde atualmente pela Secretária-Geral do Naturatins, engenheira ambiental por formação, é servidora de carreira do Naturatins, na função de inspetora de Recursos Naturais; Rafael Felipe, bacharel em Direito, formado em 2012, pela Faculdade Católica do Tocantins, responde pela vice-presidência do Naturatins. Na iniciativa privada trabalhou de 2007 a 2012, no Banco Bradesco, quando foi escriturário, posteriormente chegou a Gerente de Relacionamentos. De 2012 a 2019, atuou em Palmas como empresário no ramo de panificação; Adenieux Rosa Santana, ocupa atualmente o cargo de Secretário Executivo da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Aquicultura. Especialista em Gestão Pública, é funcionário de carreira do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), na função de Assessor Técnico e de Planejamento; Carla Moreno – Graduada em Administração de Empresas, com especialização em Administração Pública. Atualmente é presidente da Associação dos Consultores Ambientais do Estado do Tocantins (Ascam-TO); Rafael Pereira, engenheiro Sanitário e Ambiental, mestre em Engenharia Ambiental, na área de concentração de tecnologias ambientais. Possui experiência com saneamento básico, tendo com principais temas de interesse tratamento de água, esgotos, efluentes industriais e licenciamento ambiental. É vice-presidente da Ascam-TO.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 08h18 - Fonte: Climatempo
10°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 17°

° Sensação
22.1 km/h Vento
86.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Sábado (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias