Quinta, 05 de Agosto de 2021 08:52
42988489296
Geral Paraná

Altura do nível dos rios do Paraná pode ser consultada na internet

Ferramenta online é disponibilizada pelo Instituto Água e Terra e pode ser acessada no site do órgão. Objetivo é dar essas informações à população,...

13/06/2021 20h26
175
Por: Redação.. Fonte: Secom Paraná
© José Fernando Oura/AEN
© José Fernando Oura/AEN

A situação do nível dos rios do Paraná é disponibilizada de maneira online e atualizada toda quinta-feira pelo Instituto Água e Terra (IAT),www.iat.pr.gov.bratravés da ferramenta Hidroinfoparana. O IAT é um órgão estadual vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Para fazer a consulta basta acessar o site do Instituto, clicar em “Monitoramento” e em seguida em “Monitoramento Hidrométrico”. 

Um painel geográfico mostra o conjunto de estações de monitoramento hidrológico dos principais rios da Bacia Hidrográfica do Estado. De acordo com o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, com a ferramenta o é possível comunicar à população como estão se comportando os recursos hídricos do Estado.

“O objetivo do Hidroinfoparana é trazer essas informações pincipalmente neste período em que vivemos uma crise hídrica e fica mais fácil para a população entender as medidas que tomamos durante a gestão dos recursos hídricos”, disse.

Uma das medidas impactadas em função da baixa do nível dos rios é a proibição da pesca, por exemplo. As estações mostram em que altura está o nível do rio, indicando o quanto choveu no período.

“É uma forma, também, de cumprir com o nosso papel de dar transparência para a população, mesmo porque a ajuda da sociedade é fundamental para superar a crise hídrica em que vivemos atualmente”, explicou a chefe do Núcleo da Inteligência Geográfica e da Informação do IAT, Jaqueline Dorneles.

MONITORAMENTO -De acordo com o gerente de monitoramento e fiscalização do IAT, Alvaro Goes, os dados são de estações próprias do órgão e também as da Agência Nacional de Águas (ANA), da Copel e de outras concessionárias de geração de energia.

“Atualmente, o IAT conta com 80 estações telemétricas que mostram de forma remota e em tempo real em que altura está o nível do rio e mais 450 estações de medição manual”, disse. Um sensor instalado nos rios monitorados emite informações a um equipamento que, por sua vez, as repassa via satélite.

A média semanal é atualizada toda quinta-feira. As estações onde o nível está acima da cota média são mostradas em verde enquanto as que estão abaixo da média são mostradas em vermelho.

As informações de chuva e nível dos rios também são mostradas através de gráficos. É possível consultar os dados através de filtros como rio e unidade hidrográfica, além dos dados e gráficos específicos de cada estação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 08h38 - Fonte: Climatempo
10°
Muitas nuvens

Mín. Máx. 17°

° Sensação
22.1 km/h Vento
86.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (06/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 18°

Sol com muitas nuvens
Sábado (07/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias