Terça, 15 de Junho de 2021 17:05
42988489296
Pecuária CARNE PREMIUM

Raça Devon: Gado de origem milenar ganha adeptos pelo Brasil.

A raça Devon é reconhecida como produtora de carne ‘premium’. Novilhos de excelente ganho de peso e fácil acabamento possibilitam a produção sustentável de animais jovens e com boa cobertura de gordura, que resultam em marmoreio, maciez, suculência e sabor, qualidades apreciadas e que a tornam uma carne ímpar.

09/06/2021 15h41
843
Por: Redação
O sabor que a carne Devon proporciona ao consumidor tem muito a ver com as características zootécnicas dos animais. Fotos Gustavo Rafael.
O sabor que a carne Devon proporciona ao consumidor tem muito a ver com as características zootécnicas dos animais. Fotos Gustavo Rafael.

Surgida há milhares de anos, a Devon é de origem britânica (condado de Devon, na Inglaterra) e uma das raças puras de gado mais antigas do mundo, que se tem registro. Foi introduzida no Brasil, pelo Rio Grande do Sul, em 1906, com a importação de novilhas Devon PO, de uma propriedade no Uruguai. Joaquim Francisco de Assis Brasil, um entusiasta da pecuária que mais tarde viria a ser Ministro da Agricultura no governo de Getúlio Vargas, levou os 40 exemplares para a propriedade em Pedras Altas, no Sul gaúcho. Atualmente o rebanho Devon brasileiro soma cerca de 250 mil cabeças, atualmente concentradas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também conta com criadores no Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Bahia.

 

Os animais com pelagem avermelhada têm como principais características a rusticidade, adaptabilidade a climas adversos, fertilidade, habilidade materna, precocidade e docilidade. Atributos que são transmitidos com eficiência nos sistemas de cruzamento com outras raças européias e zebuínas, devido à alta qualidade genética do gado. “O cruzamento com Devon agrega ao rebanho base as características produtivas positivas da raça, como facilidade de parto, habilidade materna, fertilidade, precocidade sexual, eficiência alimentar, facilidade de acabamento, maciez e sabor da carne”, afirma a presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, que é catarinense, de Lages. “Os reprodutores têm grande capacidade de ganho de peso, mesmo em condições adversas de pastagens. Se destacam, também, pela alta capacidade de serviço, associada ao grande poder de conversão de pastos em carne de excelente qualidade”, acrescenta.

 

Raça reconhecida


A carne Devon integra o Programa de Certificação de Raças Bovinas, da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), que tem como objetivo promover e valorizar as raças de gado de corte. Além de render bonificação ao produtor, a carne certificada é uma exigência entre os consumidores brasileiros que não se importam em pagar um pouco mais, para ter uma experiência gastronômica. O que explica um aumento do mercado ‘premium’ nos últimos anos.

Uma das características desse tipo de corte é o marmoreio, a gordura entremeada nas fibras que torna o sabor inigualável. A certificação coloca as carnes Devon na lista de preferência de quem exige sabor diferenciado, tanto em cortes traseiros quanto dianteiros. O Programa Carne Devon Certificada teve início em maio de 2017, em Santa Catarina, em parceria com o Frigorífico São João, de São João do Itaperiú, no Norte do estado. Um inspetor técnico, habilitado pela Associação, atua dentro do frigorífico avaliando itens como dentição, conformação de carcaça e gordura subcutânea, dentro dos critérios do Programa de Certificação da ABCDB.

 

Os novilhos, inteiros e castrados, e fêmeas que obtêm o Selo de Certificação no abate, geram bonificação ao produtor que pode chegar a 10%, como remuneração pelo produto diferenciado. “Se, por um lado, a certificação representa um incremento financeiro no bolso do pecuarista, de outro, a certificação impulsiona o segmento premium, eleva o padrão e traz transparência ao processo. O consumidor hoje sabe que um corte com rótulo tem uma garantia por trás. E é a Associação que garante esse padrão de qualidade”, explica a dirigente.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 16h49 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

20° Sensação
3.6 km/h Vento
64.9% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias