Terça, 15 de Junho de 2021 15:08
42988489296
Negócios CONTRATAÇÃO

CAPAL contrata 272 funcionários desde o início da pandemia

Além das vagas permanentes, cooperativa admitiu 313 safristas no período, totalizando 585 contratados

01/06/2021 11h12
413
Por: Redação
Além do corpo administrativo e assistência técnica com atuação no campo, fortalecida por colaboradoras formadas em Agronomia, Zootecnia e Veterinária, há profissionais mulheres que assumem funções de destaque nas indústrias da CAPAL.
Além do corpo administrativo e assistência técnica com atuação no campo, fortalecida por colaboradoras formadas em Agronomia, Zootecnia e Veterinária, há profissionais mulheres que assumem funções de destaque nas indústrias da CAPAL.

Desde o início da pandemia, em março do ano passado, a Capal Cooperativa Agroindustrial fortaleceu o quadro de funcionários, com a manutenção dos empregos já existentes e a contratação de 272 profissionais em diferentes segmentos, distribuídos entre as suas 21 unidades. 

Também foram admitidos neste período o total de 313 safristas (trabalhadores temporários), responsáveis pelas atividades básicas durante as safras de inverno e verão, como a limpeza dos grãos e garantia do funcionamento adequado do maquinário. 

A contratação na Cooperativa é resultado do que vem ocorrendo no setor agropecuário no Estado. A análise setorial do PIB, realizado pelo Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), sobre o crescimento do PIB do Estado em 2020, mostra que, entre os setores pesquisados (serviços, agropecuária, indústria e construção), o setor agro é o único que registrou saldo positivo em todo o período. 

No quarto trimestre de 2020, a variação desse setor foi de 15,32%, devido ao aumento da produção de trigo, soja, milho, suínos, bovinos e aves, além da produção florestal.

Maior demanda

O maior incremento das contratações na CAPAL se deu pelo recebimento de sementes de soja, trigo e aveia na unidade de Wenceslau Braz. Devido à ampliação da demanda, diversos colaboradores foram contratados para atuação em laboratório, controle de qualidade, operadores de produção e de empilhadeiras, além da admissão de safristas.

Outras funções que tiveram o quadro de profissionais incrementado foram as de agrônomos, veterinários, técnicos agrícolas, técnicos de segurança do trabalho, representantes técnicos de venda, estagiários e aprendizes em diversas áreas. Também no departamento administrativo da cooperativa houve aumento do quadro de funcionários. 

Inclusão

As vagas geradas pela CAPAL deram ainda oportunidade para profissionais com deficiência. Hoje, aproximadamente 40 colaboradores PCD (pessoas com deficiência) atuam em diversas áreas e unidades da cooperativa. 

“Outro ponto do qual temos muito orgulho é a presença de mulheres profissionais qualificadas em cargos de gerência e gestão de equipe na cooperativa”, comenta Eliane Andreani, coordenadora de Recursos Humanos. 

Além do corpo administrativo e assistência técnica com atuação no campo, fortalecida por colaboradoras formadas em Agronomia, Zootecnia e Veterinária, há profissionais mulheres que assumem funções de destaque nas indústrias da CAPAL, à frente da classificação de cereais, laboratórios de sementes e controle de qualidade de ração.


Sobre a Capal Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1960, a CAPAL conta atualmente com mais de 3,2 mil associados, distribuídos em 21 unidades de negócios, nos estados do Paraná e São Paulo. A cadeia agrícola responde por cerca de 65% das operações da cooperativa, produzindo cerca de 750 mil toneladas de grãos por ano, com destaque para soja, trigo, milho e café. A área agrícola assistida ultrapassa os 153 mil hectares. O volume de leite negociado mensalmente é de 12 milhões de litros, proveniente de 320 produtores. Além disso, a cooperativa comercializa 31 mil toneladas de suínos vivos por ano.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 14h49 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

20° Sensação
3.2 km/h Vento
44.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias