Terça, 15 de Junho de 2021 15:48
42988489296
Geral ENERGIA TRIFÁSICA

Obras do Paraná Trifásico aumentam qualidade e segurança da energia no Vale do Ivaí

O programa contempla 17 cidades da região. Ao todo, 571 quilômetros de redes elétricas estão projetadas ou já em fase de construção. Outros 83 quilômetros foram concluídos em 2020.

06/05/2021 15h24
231
Por: Redação
Vale do Ivaí recebe novas redes do Paraná Trifásico . Foto: Copel
Vale do Ivaí recebe novas redes do Paraná Trifásico . Foto: Copel

Equipes de projetos e construção de redes da Copel estão em campo no Vale do Ivaí para a execução de obras do programa Paraná Trifásico, que contempla atualmente 17 municípios da região. Ao todo, 571 quilômetros de redes elétricas estão projetadas ou já em fase de construção. Outros 83 quilômetros foram concluídos em 2020.

São oito os municípios do Vale do Ivaí que já possuem as novas redes trifásicas, com expansões em andamento: Apucarana, Arapuã, Califórnia, Cambira, Faxinal, Ivaiporã, Jardim Alegre e Marilândia. Em Bom Sucesso há redes em construção e o trabalho se estenderá nos próximos meses para Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jandaia do Sul, Lunardelli, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí.

O gerente regional de Projetos e Obras da Copel, Aparecido Alberto Tomazeli, explica que além do reforço na rede para possibilitar o funcionamento de motores no campo, a rede já está sendo construída em um padrão que evita os desligamentos. “A rede trifásica já está sendo instalada com proteção contra o toque de galhos de árvores ou outras interferências externas. Então, o produtor terá uma energia com menos desligamentos e oscilações", afirma.

Outro benefício destacado por Tomazeli é que, com a expansão da malha trifásica, o custo de conexão à rede tende a reduzir significativamente para os clientes que tiverem interesse em migrar seu padrão monofásico.

Outra melhoria destacada por ele é que as redes que passam por meio da mata estão sendo transferidas para as margens de rodovias, facilitando o acesso das equipes para manutenções. É o caso de obras realizadas em diversos municípios da região, como Jardim Alegre, Faxinal, e Arapuã, que tiveram novas redes entregues no fim de abril.

"Para o segundo semestre temos duas obras grandes previstas: a conclusão de uma interligação de 45 quilômetros entre Faxinal e o Bairro dos França e a construção de 60 quilômetros de novas redes, passando por Rosário do Ivaí, Rio Branco do Ivaí e Grandes Rios", diz Tomazeli.

PROGRAMA – O Paraná Trifásico é um programa plurianual com investimento total previsto em R$ 2,1 bilhões. O objetivo é reforçar toda a espinha dorsal da rede de distribuição rural no Estado, substituindo a tecnologia monofásica existente. Além de garantir energia de mais qualidade e com maior segurança, o programa proporciona o acesso do produtor rural à rede trifásica a um custo inferior ao que seria pago em condições anteriores.

Em 2020, foram 419 quilômetros de redes construídas pelo programa em toda a região Norte do Paraná.

Outro benefício trazido pelas novas linhas é que elas possuem religadores automáticos e conexões inteligentes com a central de monitoramento da rede. Os equipamentos automatizados auxiliam na identificação de problemas e podem evitar parte dos desligamentos ou agilizar a normalização do fornecimento, ao serem acionados remotamente pelo novo Centro de Operações da Copel, em Curitiba. fonte AEN.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 15h29 - Fonte: Climatempo
20°
Poucas nuvens

Mín. Máx. 20°

20° Sensação
3.2 km/h Vento
44.1% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (16/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 14°

Sol com muitas nuvens
Quinta (17/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. Máx. 13°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias