Domingo, 09 de Maio de 2021 13:34
42988489296
Tecnologia/Infraestrutura DRONE NO AGRO

Conheça alguns detalhes do Curso de Drone do Senar/PR

No curso o produtor aprende a operar o equipamento e cria intimidade com os comandos, aplicativos e programas específicos para análise de altimetria, curva de nível, 3D, faz imagens em infravermelho, entre outras ferramentas importantes para ajudar na tomada de decisão.

01/05/2021 08h00
399
Por: Redação
O curso Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones foi promovido pelo Sindicato Rural de Castro em parceria com o Sistema Faep/Senar-PR.
O curso Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones foi promovido pelo Sindicato Rural de Castro em parceria com o Sistema Faep/Senar-PR.

O Sindicato Rural de Castro e o Sistema Faep/Senar-PR realizaram o curso “Trabalhador na Agricultura de Precisão: Operação de Drones”, com duração de três dias e  no curso o aluno pode aprender as várias utilizações do drone na atividade rural.

O curso contou com parte teórica e prática. Na teoria foram abordadas questões de legislação, cuidados entre outras questões  e já na prática  os participantes puderam fazer vôos autônomos para medir talhão, monitoramento de lavoura e curva de nível. Trabalhos que antes demoravam dias para ser executados podem ser feitos em algumas horas utilizando o drone.

O instrutor do Senar/PR Rafael Andrzejewski, explica que o drone é uma tecnologia inovadora dentro do agronegócio e auxilia o produtor na tomada de decisões. “Podemos utilizar este equipamento na agricultura de precisão, porém, para que o produtor possa manusear corretamente o drone passamos, além dos comandos, todos os itens em relação à segurança e cadastro nos órgãos competentes para evitar qualquer  problema. Como são aeronaves, seus voos devem ser comunicados ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo, órgão vinculado ao Ministério da Defesa. Além disso, as aeronaves utilizadas nos cursos devem ter cadastro junto aos órgãos oficiais responsáveis.”, relata o instrutor.

Ele destaca que o curso é bem prático, pois os alunos puderam usar o drone para diversas atividades em campo. “Fazemos o produtor operar o equipamento e criar intimidade com os comandos, aplicativos e programas específicos para análise de altimetria, curva de nível, 3D, fazer imagens em infravermelho, entre outras ferramentas importantes para ajudar na tomada de decisão.”, descreve o instrutor. Segundo Andrzejewski, a agenda para o curso de drones é intensa. “O interessado no curso deve procurar o Sindicato Rural mais próximo e ver a agenda de curso do seu município.”, orienta o instrutor.

O acadêmico de zootecnia da UPEG e participante do curso Vinícius Kayano, explica que procurou o curso para entender o funcionamento correto dos drones e a legislação e pretende atuar com o equipamento na propriedade da família. “Temos na propriedade um drone Mavic Pro da DJI e não sabemos muito bem trabalhar com ele. Com o curso estou aprendendo a fazer a calibração do aparelho, programas que podem ser usados em monitoramento e a legislação para trabalhar corretamente com a ferramenta.",conta o participante. Ele fala que com o drone poderá monitorar a pastagem dos animais e os plantios na agricultura e acompanhar de perto o desenvolvimento da atividade. “Com o drone podemos ver se a pastagem está sendo degradada e o que podemos fazer para melhorar. Já na agricultura podemos ver os talhões com mais facilidade e ver se é necessário fazer alguma intervenção em relação a pragas, doenças ou melhoramento do solo.”, conta.

A mobilizadora do SENAR do Sindicato Rural de Castro, Débora Almeida, conta que o sindicato oferece todos os meses diversos cursos para os produtores do município gratuitamente. “Os interessados podem procurar o sindicato pessoalmente ou ligar para saber qual é a agenda disponível dos cursos e saber quais vagas estão disponíveis. “, explica a mobilizadora.

 

Alguns usos do drone na atividade rural

Mapeamento e georreferenciamento da área

Identificação de áreas degradadas

Cálculo de volume de silagempor área de milho

Produção de fotos e imagens aéreas

Pequenas pulverizações

Análise do desenvolvimento das lavouras

Contagem de animais

Identificação de animais doentes (com febre)

Contagem de árvores na atividade florestal


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 13h31 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 18°

18° Sensação
14.9 km/h Vento
65.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias