Domingo, 09 de Maio de 2021 14:23
42988489296
Pecuária MANEJO

Desinfecção a seco em granjas, mesmo na presença dos animais e de matéria orgânica

A adoção de medidas de biosseguridade é uma preocupação cada vez mais constante entre produtores pecuários, visando garantir cada vez mais qualidade e produtividade entre seus animais. Uma das medidas que recentemente vem ganhando notoriedade dada a sua eficiência é a desinfecção a seco de granjas, que garantem a redução de pressão de infecção nos estabelecimentos.

30/04/2021 10h59
214
Por: Redação
Pressão de infecção nas granjas pode ser reduzida com desinfecção a seco, mesmo na presença dos animais e de matéria orgânica
Pressão de infecção nas granjas pode ser reduzida com desinfecção a seco, mesmo na presença dos animais e de matéria orgânica

A higienização a seco vem ganhando relevância nas granjas de suínos e aves no Brasil devido a possibilidade da sua utilização na presença dos animais. De acordo com o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina, a adoção do programa de limpeza a seco visa reduzir a pressão de infecção nas instalações mesmo na presença de matéria orgânica.” O desenvolvimento de programas eficientes de limpeza e desinfecção na produção de suínos é essencial para reduzir a pressão de infecção decorrente da presença de bactérias, vírus e fungos no ambiente”, alerta o médico veterinário.

 

“Desinfecções realizadas antes do alojamento de novo grupo de animais, no intervalo entre lotes de produção (método convencional) ou até mesmo a higienização a seco (na presença dos animais) têm objetivo base de reduzir a carga infecciosa a níveis aceitáveis para a saúde e o bem-estar dos animais. Este processo é fundamental em todas as fases da vida”, enfatiza o gerente técnico da SANPHAR.

 

Paulo Bennemann explica que a higienização a seco é baseada no conceito de dessecação, promovendo a redução do pH do ambiente e inativando os agentes patogênicos ali presentes. Para que tal processo seja eficaz, ele recomenda que sejam realizadas aplicações seriadas do produto destinado à higienização a seco, visto que o excesso de matéria orgânica pode reduzir sua efetividade, sendo assim, a associação de uma limpeza mecânica da matéria orgânica e a aplicação correta do produto colaboram para que a carga microbiana permaneça em níveis aceitáveis.

 

Para a higienização a seco, a SANPHAR oferece Stalosan® F, higienizante de alta tecnologia, à base de um blend de minerais que reduz a pressão de infecção do ambiente e melhora a qualidade do ar, reduzindo o odor de amônia proveniente do processo de fermentação natural dos dejetos. Além disso, pode ser aplicado mesmo na presença de matéria orgânica, mantendo a pressão de infecção baixa.

 

Stalosan® F é um pó composto de fosfatos e sulfatos de cobre e ferro, que atuam de forma direta sobre as funções celulares e integridade da membrana plasmática dos micro organismos e indireta, dessecando o agente. Após a aplicação, o produto permanece em suspensão no ar por aproximadamente 20 minutos, atuando em todo o ambiente. Depois, as partículas precipitadas atuam nos diversos tipos de superfície com ação residual. Por não ser irritante para a pele, mucosas e trato respiratório, Stalosan® F é seguro para aplicação na presença dos animais e pessoas.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 14h11 - Fonte: Climatempo
18°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 18°

18° Sensação
13.3 km/h Vento
60.8% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (10/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Terça (11/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 11° Máx. 25°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias