
A Associação de Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), em parceria com o CREA-PR e MUTUA, fazem evento online para abordar um assunto importante para o cultivo de milho, “Verdades sobre o Enfezamento do Milho”. O tema será abordado de maneira online dia 22 de abril, das 13h30min às 17h30min, via plataforma da FEAPR . O investimento é gratuito para sócios adimplentes, não sócio estudante R $25,00 e não associado será R $50,00.
O encontro contará com três palestras, sendo a primeira às 13h30min com fitopatologista da Embrapa, Dr. Luciano Cota e o entomologista da Embrapa, Dr. Ivenio Oliveira.
Já a palestra das 15 horas será com o engenheiro agrônomo coordenador do departamento de desenvolvimento da Koppert Brasil, Marcelino Borges de Brito. No horário das 16 horas, o engenheiro agrônomo de desenvolvimento de Mercado Região Brasil Tropical - Sementes de Milho Bayer, Paulo Roberto Garollo.
O engenheiro agrônomo e diretor técnico da AEACG, Fábio Schmidt, explica que a região na última safra teve muito problema com a cigarrinha e o enfezamento do milho e a discussão vem trazer à luz a discussão pelo viés técnico e científico. “A cigarrinha transmite esse complexo de enfezamento de milho e causou danos significativos na nossa região na última safra. A praga sempre esteve por aqui, porém os danos eram menores e atacava principalmente as regiões mais quentes, a exemplo do Sul do Estado de São Paulo.”, conta o diretor da AEACG. Ele fala que o evento é para aprimorar o conhecimento técnico dos profissionais da área, pois houve muita conversa sem embasamento técnico, o que gerou medo em produtores na hora de optar pelo milho. “A cadeia está com receio sobre o assunto e para levar uma discussão científica com qualidade optamos por abordar o assunto. O grupo de palestrantes convidados é de renome da área e que irão discutir de maneira técnica o assunto. Iremos falar sobre o comportamento do inseto e como as doenças são transmitidas por este vetor.”, explica o Fábio.
Ver essa foto no Instagram
A associação entrou em contato com a Embrapa Milho e Sorgo para que os pesquisadores possam abordar todos os aspectos, a exemplo da área de fitopatologia e entomologia. Além disso, o evento contará com pesquisador na área de defensivos biológicos para que o produtor antes de usar um defensivo químico possa optar pelo biológico. “O pesquisador da área de biológicos irá explicar em detalhes como este manejo funciona. Porque quando tem um inseto a primeira medida é controlar o inseto e sendo de maneira biológica é melhor, do que defensivos químicos. Mesmo, porque, é um inseto de difícil controle e precisa de várias ferramentas na qual no qual o controle biológico é uma delas.
O evento conta com os seguintes organizadores e apoiadores: A Associação de Engenheiros Agrônomos dos Campos Gerais, CREA-PR e MUTUA. O patrocínio vem com a Embrapa Milho e Sorgo, Koppert, Sementes Agroceres, Agroeste e Bayer.
Fone Wahtsapp para maiores informações: (42) 9.9162-7482.