Terça, 13 de Abril de 2021 15:39
42988489296
Pecuária CASQUEAMENTO BOVINOS

Sindicato Rural de Castro e Senar ensinam técnicas de casqueamento em bovinos de corte

Um bom casqueamento, influi em melhores condições de locomoção e sustentação dos animais, seja na busca de alimentação ou reprodução. Por isso, é importante o pecuarista observar com frequências o casco dos animais.

24/02/2021 15h34 Atualizada há 2 meses
548
Por: Redação
O casqueamento bem feito é para prevenir doenças dos cascos e corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, amenizando o problema de membros com pequenos defeitos.
O casqueamento bem feito é para prevenir doenças dos cascos e corrigir pequenas imperfeições nos aprumos, amenizando o problema de membros com pequenos defeitos.

O Sindicato Rural de Castro e Senar realizaram curso sobre Casqueamento de Bovinos de Corte no municipio de Castro.

O curso de casqueamento de bovinos de corte ensinou aos participantes a importância do casqueamento corretivo, pedilúvios para animais entre outros assuntos significativos para atividade de gado de corte.

O curso contou com a participação de 10 alunos que tiveram aulas teóricas e práticas. 

O veterinário e instrutor do Senar/PR Eder Ribeiro, salienta que o casqueamento ajuda no bem-estar animal o que reflete nos índices de produtividade. “O casqueamento é importante para a saúde do casco, pois o animal tem que ter um caso sadio para ele correr atrás da alimentação e também da reprodução. Portanto, sem casco, sem animal, por isso é importante o pecuarista ficar de olho nos cascos dos animais e qualquer problema fazer uma intervenção para evitar problemas no futuro.”, explica e recomenda o instrutor. 

A zootecnista e coordenadora de pecuária do Grupo Koelpe, Gabriela Camargo conta que o curso foi para aprimorar o conhecimento dos colaboradores do grupo que atendem o setor de pecuária de corte. "O objetivo é para que os colaboradores possam identificar os problemas de casqueamento em nossos animais e assim, fazer uma intervenção antes que vire um problema.", conta Gabriela. Ela salienta que o procedimento é primordial para o bem-estar animal, além evitar perdas, caso um procedimento no casco seja feito em tempo, o animal pode ficar sofrendo e até morrer.

A mobilizadora do SENAR do Sindicato Rural de Castro, Débora Almeida, destaca que o Sindicato Rural de Castro sempre esta atento as necessidades de formação dos produtores e seus colaboradores. “Procuramos sempre atender as demandas que nos chegam a exemplo deste curso de casqueamento. O produtor pode procurar o Sindicato Rural e ver a nossa grade de cursos disponíveis, porém para que o curso possa ser realizado temos que ter um número mínimo de participantes para a realização. Lembramos que os cursos são gratuitos e seguimos os cuidados em relação aos protocolos de segurança em relação ao combate e prevenção do novo Coronavírus Covid_19.”, explica a mobilizadora.

Gostou do assunto e quer participar de cursos, fique atento os comunicados do Sindicato Rural de Castro nas redes sociais e se inscreva gratuitamente. 

Para o mês de março estão agendados os cursos com turmas fechadas para: Trabalhador na Segurança no Trabalho — primeiros socorros, NR 35-Trabalho em Altura Agroindústria, NPT 017 — Brigada de Incêndio, Trabalhador na Apicultura II — Produção de Rainhas e Própolis, Trabalhador Volante da Agricultura Aplicação de Agrotóxicos - NR 31.8 e Trabalhador Volante da Agricultura — AP — Agricultura dez Precisão Operação de Drones

Acompanhe mais sobre o assunto no video.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 15h28 - Fonte: Climatempo
20°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 20°

20° Sensação
17.6 km/h Vento
69.6% Umidade do ar
40% (2mm) Chance de chuva
Amanhã (14/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 21°

Nublado
Quinta (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 12° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias