Quinta, 04 de Março de 2021 13:25
42988489296
Pecuária NUTRIÇÃO

Nutrição animal como aliada para se atingir bons resultados

O diretor Geral da Topigs Norsvin, André Costa, mostra como as estratégias de manejo nutricional trazem maior eficiência na produtividade

08/02/2021 14h04 Atualizada há 3 semanas
209
Por: Redação
André Costa é diretor Geral da Topigs Norsvin
André Costa é diretor Geral da Topigs Norsvin

Para que o produtor consiga atingir determinados mercados de carne de alto valor e Premium é preciso investir em uma nutrição adequada que permita obter índices produtivos de qualidade superior. Isso porque a nutrição e o manejo nutricional são fundamentais para se direcionar os alimentos certos para cada categoria animal, melhorando o desempenho do suíno e a rentabilidade do negócio.

A suinocultura brasileira já trabalha dentro do conceito de nutrição de precisão, aquele que engloba os nutrientes necessários no momento certo para cada etapa de vida do animal. “O foco não é apenas nos aspectos de eficiência e desempenho, já que a nutrição tem um custo muito importante dentro do sistema de produção, mas também em se atingir as especificações necessárias de qualidade da carne, carcaça e rendimento dos animais no frigorífico e abatedouro”, detalha o diretor Geral da Topigs Norsvin, André Costa.

Para se alcançar uma maior eficiência produtiva, Costa destaca a importância da reprodução, pois é preciso manter atenção ao desenvolvimento do feto, fator que tem relação direta com a nutrição da mãe. Uma má alimentação afeta as fibras musculares do feto e impacta a qualidade da carne desse animal no momento de abate.

“O trabalho nutricional é bastante importante, pois considera o aspecto de permanência do animal como um reprodutor, uma vez que o custo de reposição é alto. Então para garantir a longevidade dos animais, o aporte nutricional para a matriz e o feto é essencial”, diz Costa.

A questão financeira é outro ponto que merece cuidado: o suinocultor não trabalha para produzir quantidade de animais, mas, sim, carne. Para produzir determinada quantidade de carne existe um gasto, principalmente com insumos, valor que precisa retornar para a propriedade. “É necessário encontrar um balanço, não se pode dar menos alimentos para os animais, pois eles não se desenvolverão e, da mesma forma, não se pode desperdiçar insumos”, alerta.

Conhecer a curva de crescimento do suíno e oferecer a nutrição necessária em cada etapa dessa curva é o segredo do sucesso no manejo nutricional. Assim é possível entregar para o mercado o suíno que ele exige em termos de qualidade, ao mesmo tempo em que se mantém o resultado financeiro e a sustentabilidade do negócio.

Nesse sentido, a nutrição evoluiu muito e hoje os nutricionistas desenvolvem trabalhos dedicados ao conhecimento da curva de crescimento dos suínos e as exigências de cada etapa dessa curva, bem como as melhores maneiras de se atender sem perdas ou desperdícios as mais diversas exigências do mercado. “É esse profissionalismo da suinocultura que faz a diferença entre ganhar e perder qualidade, rendimento e dinheiro”, finaliza Costa. Com assessoria.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 13h08 - Fonte: Climatempo
22°
Muitas nuvens

Mín. 17° Máx. 25°

22° Sensação
19.1 km/h Vento
72.7% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (05/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens e chuva
Sábado (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias