
O Sindicato Rural de Ponta Grossa faz reunião com a Polícia Militar para discutir as ações da Patrulha Rural em Ponta Grossa e região. O encontro foi realizado na sede do Sindicato e contou com a presença de diretores do sindicato, produtores rurais, o capitão da PM Fabian Ogura e policias que atuam na Patrulha Rural.
O Sindicato Rural de Ponta Grossa realizou uma reunião na sede da entidade, com a equipe de policiais responsáveis pela...
Publicado por Sindicato Rural PG em Quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021
O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, explicou que encontrou em contato com a Polícia Militar através do coronel Edmauro Assunção. “O coronel está em férias, mas pediu para o capitão Ogura e os policiais que atuam na Patrulha Rural, acompanhasse a reunião. A proposta do encontro foi para ouvirmos os produtores e juntos com PM, fazermos ações em relação à escalda da violência na zona rural, onde vem acontecendo furtos e assaltos de todos os modos.”, relata o presidente. Gustavo conta que em Ponta Grossa e região, estão sendo registrados vários assaltos e furtos a exemplo de motosserra, bomba d’água, fios, defensivos, gado, entre outros equipamentos das propriedades rurais. “Ficou acertado na reunião que vamos repassar estas demandas ao coronel Edmauro, que irá ver junto com o Sindicato e produtores as providências que precisam ser tomadas. Um dos pontos é aumentar o efetivo, pois hoje temos poucos policiais na ativa, para atender uma região muito grande.”, conta Gustavo.
Uma sugestão que apontada na reunião é a criação de grupo em Whatsapp e Telegram, formado por moradores de suas respectivas localidades. “Ali no Itaiacoca por exemplo de um grupo ligado somente a segurança, onde são repassadas as informações de monitoramento das estradas, carros suspeitos que passam pelo local, pessoas que estão fazendo o que não devem. Ou seja, a proposta grupo é repassar informações certas para que a Polícia possa fazer abordagens e operações onde esta ocorrendo o problema.”, explica Gustavo.
Outra proposta é que o Sindicato e o Núcleo Sindical dos Campos Gerais, possam unificar informações e que sejam repassadas as autoridades policiais. “Essas informações irão alimentar os Boletins de Ocorrência e com estes dados a Polícia Militar pode acompanhar as características de como ocorrem furtos, assaltos e desta forma, fazer operações mais precisas para cessar ou amenizar as ocorrências de violência no campo.”, espera o presidente.
Gustavo avalia que a reunião foi muito produtiva e espera que unindo forças entre produtores rurais e Policia Militar o campo possa ficar mais seguro.
Aqui uma cartilha elaborada pela PM apresentando orientações para adequação do espaço rural paranaense com vistas a melhores níveis de segurança desses locais.