Segunda, 18 de Janeiro de 2021 00:33
42988489296
Cultura REVISTA BIOLOGIA

Conselho de Biologia lança revista sobre desafios do aquecimento global

A edição é a primeira com o novo projeto editorial da revista, concebido para propiciar ao leitor dossiês abrangentes sobre temas da Biologia, Ciências e Meio Ambiente.

05/01/2021 08h37
233
Por: Redação
O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções.
O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções.

O tema da recém-lançada revista O Biólogo, do Conselho Regional de Biologia da 1ª. Região (CRBio-01), é “Na linha de frente: como os Biólogos lideram os esforços para combater os efeitos do aquecimento”.

A edição é a primeira com o novo projeto editorial da revista, concebido para propiciar ao leitor dossiês abrangentes sobre temas da Biologia, Ciências e Meio Ambiente. O conceito é explorar um tema em cada edição por meio de uma reportagem principal aprofundada, complementada por outras seções.

A reportagem principal dessa edição destaca a atuação dos biólogos e cientistas para interromper a sangria dos ecossistemas, gravemente ameaçados por mudanças climáticas oriundas do aquecimento global. O texto aborda diversos aspectos, como o trabalho dos profissionais no Pantanal durante a crise das queimadas, que destruiu quase 30% do bioma.

O retrocesso brasileiro em seus compromissos de redução das emissões de gases do efeito estufa (a nova meta permitirá ao país emitir 400 milhões de toneladas a mais do que o previsto na meta original); medidas para mitigar o impacto negativo da pecuária na emissão de gases, principalmente do danoso metano; a urgência do reflorestamento e restauração de ecossistemas; a premência do reflorestamento e arborização nas regiões urbanas, onde também é possível se produzir comida; o sonho da carne sintética, produzida por meio da biologia celular; e a aquicultura, em particular a aquicultura multitrófica integrada, como uma maneira eficaz e sustentável de se produzir alimentos são outros aspectos destacados na reportagem principal.

Na seção Entrevista, o diretor do Instituto de Biociências da USP, Prof. Dr. Marcos Buckeridge, ressalta o papel da Biologia no século 21, por sua capacidade de indicar caminhos sustentáveis à manutenção da biodiversidade. Na seção Em Campo, a bióloga Karen Domingo relata sua experiência ao alimentar animais atingidos pelos incêndios no Pantanal. O dossiê inclui também duas seções dedicadas a resenhas de um livro e uma tese pertinentes ao tema da edição.

A seção Grandes Biólogos traz um perfil do professor Sérgio Vanin, falecido em 2020, que teve uma trajetória profissional exemplar nos campos da pesquisa e do ensino.

Os textos e artes da edição são complementados por podcasts com falas de Biólogos. Os leitores têm acesso também a links ao final dos textos principais, que indicam fontes para aprofundamento nos assuntos. Com assessoria.

Leia a aqui a  versão em PDF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 00h29 - Fonte: Climatempo
17°
Muitas nuvens

Mín. 16° Máx. 24°

17° Sensação
14.5 km/h Vento
96.9% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (19/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 19°

Chuvoso
Quarta (20/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 22°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias