A 51ª Expoleite movimenta o agronegócio nos Campos Gerais do Paraná com uma programação ampla que inclui painéis, palestras e rodada técnica que levam informações relevantes aos produtores locais. Tendências, inovações, análises de mercado, novas tecnologias, sustentabilidade, gestão responsável e avanços na produtividade são alguns dos temas abordados pelos especialistas convidados. As apresentações visam compartilhar as principais novidades de diferentes setores de atuação no campo, proporcionando agricultores e pecuaristas para novos desafios e mantendo a continuidade da produção de alimentos.
A rodada técnica peculiar reuniu uma vez de peso de palestrantes que incluíam Claudio Aragon (Semex), Richard Kok (Accelerated Genetics) e a dupla Michael Warketin e Bruna Schiefelbein (Select Sires) para discutir como a genética de soluções impacta no melhoramento do gado de leite para alta eficiência e sustentabilidade. Após a contribuição de cada especialista, uma conversa foi aberta à participação do público, que contou com diversos produtores rurais e pesquisadores que enriqueceram o bate-papo com perguntas e dúvidas.
Outro assunto explorado durante o painel foi o “Beef on Dairy”, projeto pioneiro no Brasil e encabeçado pela Capal que consiste no aproveitamento de bezerros para a produção de gado de corte de elite. O modelo de produção de carne é amplamente utilizado em países como Estados Unidos e México, e visa os índices de animais produtores de leite, como as raças Holandesa e Jersey, com animais de elite da raça Angus.
A introdução com foco na pecuária leiteira segue na programação das palestras técnicas. Nesta sexta-feira (4), o engenheiro agrônomo Valter Galan é o convidado especial para ministrar a palestra “Cenário de Mercado para o Leite em 2025 e Tendências Futuras para o Setor”. A apresentação é gratuita e aberta a todos os públicos, além dos produtores rurais, para conhecerem o destino do principal produto da região.
Outros segmentos do agro
O setor agrícola também faz apresentação nas apresentações da Expoleite. A palestra “Análise dos Fundamentos de Mercados de Grãos”, mediada por Guilherme Cioccari, consultor da StoneX, aborda influências externas (câmbio, clima, conflitos entre países) no mercado. A apresentação contou com um momento interativo com o público, que respondeu a um quiz sobre os cenários dos grãos no Brasil.
Em paralelo, no campo demonstrativo, espaço lançado neste ano na Expoleite com cultivares de inverno, os produtores conferem diversas palestras conduzidas pela Fundação ABC e sigmaABC. Os temas são variados, desde os impactos das variações climáticas no ILP (sistema de produção que combina atividades agrícolas e pecuárias em uma mesma área), treinamento de emissão de NF-e, Smart Farming, aplicações de drones na agricultura e controle de plantas resistentes.
O ciclo de palestras da Expoleite se encerra no sábado (5) com a apresentação da empresária e consultora Nicéia Wünsch. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), uma palestrante ministra uma fala sobre gestão da propriedade para mulheres cooperativistas.
SERVIÇO
51ª Expoleite
Data: 3 a 5 de julho
Local: Parque de Exposições Capal, em Arapoti/PR
Horário: 8h às 22h / praça de alimentação: 9h às 22h
Entrada gratuita
Mais informações: capal.coop.br / @capal_cooperativa (Instagram)