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ABPA e ApexBrasil renovam convênio com impacto direto nas exportações

Projeto anterior gerou US$ 3,9 bilhões em exportações; assinatura ocorreu em novo escritório da ABPA&ABIEC em Pequim.

Por: Redação Fonte: ABPA
14/05/2025 às 15h27
ABPA e ApexBrasil renovam convênio com impacto direto nas exportações
ABPA e ApexBrasil renovam convênio com impacto direto nas exportações. Foto ABPA

São Paulo, 14 de maio de 2025 - A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram hoje o novo convênio que fortalece as estratégias de exportações das proteínas de aves, suínos e ovos do Brasil. A assinatura ocorreu no novo escritório da ABPA e da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), inaugurado em Pequim (China).

Assinado pelo presidente da ABPA, Ricardo Santin, e pelo presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, o novo convênio será ampliado em volume de ações diretas de negócios e de fortalecimento da imagem setorial no mercado global.

Com ciclo de dois anos, o novo projeto será ampliado em 50% no número de feiras - de 6 para 9 participações com espaços exclusivos e a presença das indústrias exportadoras, incluindo mercados estratégicos como as Filipinas - além da promoção de projetos especiais (com missões internacionais de compradores, jornalistas e stakeholders ao mercado brasileiro) e de imagem internacional em grandes eventos globais, como a COP 30, Expo Mundial, Copa do Mundo 2026 e outros. Novas campanhas e ações promocionais também estão previstas no novo convênio.

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“O novo convênio conta com uma gama de ações e uma ampliação estratégica na promoção de negócios que deverão gerar impactos diretos nas exportações brasileiras. A inclusão de novos mercados-alvo também é uma sinalização da maturidade do projeto, que agora vislumbra outros eixos de atuação”, avalia a gestora do projeto e gerente de marketing e promoção comercial da ABPA, Isis Sardella.

Com duração menor (1 ano e meio) e menos ações em feiras internacionais (6 ao todo), o convênio anterior gerou US$ 3,9 bilhões em negócios sequentes à participação nos eventos. Apenas durante as participações nas exposições (como a Anuga Alemanha, Sial Paris, Gulfood e Sial China), foram consolidados US$ 820 milhões em exportações de aves, suínos e ovos made in Brazil. Diversas ações de imagem voltadas ao papel feminino no desenvolvimento setorial, de reforço à sustentabilidade setorial, entre outros pontos, também fizeram parte da programação.

“O convênio deve apoiar o Brasil a estabelecer novos patamares de negócios em exportações, que já sinalizam recorde para este ano. Vai ao encontro de uma nova fase da estratégia brasileira de promoção da proteína animal, com novos mercados, novas estruturas e a expectativa de geração de mais receitas cambiais para os setores e as comunidades produtoras de aves, suínos e ovos do nosso país”, ressalta o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

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Novo espaço em Pequim - A assinatura ocorreu em meio à inauguração do novo espaço da ABPA e da ABIEC, com o apoio da ApexBrasil, em Pequim.

A solenidade de abertura do espaço promovida por Santin, Viana e pelo presidente da ABIEC, Roberto Perosa, contou com a presença de diversas autoridades brasileiras, incluindo o Secretário de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luís Rua, o Secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Márcio Rosa, o embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Galvão, entre outros.

Na ocasião, a ABPA e a ABIEC também assinaram um Memorando com a ApexBrasil e o Ministério da Agricultura e Pecuária, com o objetivo de fortalecer as ações de fomento às exportações de proteínas animais do Brasil.

 

Sobre a ABPA - A ABPA é a representação político-institucional da avicultura do Brasil. Congrega mais de 140 empresas e entidades dos vários elos, responsáveis por uma pauta exportadora superior a US$ 12 bilhões. Sob a tutela da ABPA está a gestão, em parceria com a ApexBrasil, das cinco marcas setoriais das exportações brasileiras de aves: Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck. Por meio de suas marcas setoriais, a ABPA promove ações especiais em mercados-alvo e divulga os diferenciais dos produtos avícolas do Brasil – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e fomenta novos negócios para a cadeia exportadora de ovos, de material genético e de carne de frangos.

 

Sobre os projetos setoriais - Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg, Brazilian Breeders, Brazilian Duck e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a ApexBrasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos, patos, ovos e material genético produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial, os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Cerca de 62 empresas participam dos projetos atualmente. Informações sobre como fazer parte dos projetos setoriais podem ser obtidas pelo e-mail I[email protected].

 

Sobre a ApexBrasil - A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
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