Domingo, 29 de Novembro de 2020
42988489296
Artigos NUTRIÇÃO ANIMAL

Os desafios do mercado de nutrição animal

O mercado de nutrição animal deve continuar crescendo nos próximos anos. A população global aumenta e continua necessitando de alimentos de qualidade a preços acessíveis.

20/11/2020 08h43
197
Por: Redação Fonte: Por Alexandre Camargo Costa*
Alexandre Camargo Costa, managing partner Brasil da FNF Ingredients
Alexandre Camargo Costa, managing partner Brasil da FNF Ingredients

O mercado de nutrição animal tem diversos desafios. Alguns deles já fazem parte há anos do ecossistema do agronegócio; outros são novos e, mês a mês, se mostram muito presentes. Dentro deste contexto de dificuldades, as commodities ganham muito relevância, uma vez que os preços muito acima da média dificultam a produção e, consequentemente, encarecem o produto final.

Soma-se a isso aspectos como logística deficitária, insegurança no campo e falta de apoio a implementação de tecnologia nas propriedades, entre outros pontos que mereceriam melhor atenção.

Neste cenário, investir em novas ideias pode ser a melhor saída. As empresas de agronegócio, produtores rurais e cooperativas podem, por exemplo, buscar matérias-primas alternativas, adotar novas soluções ou apostar na elevação dos níveis de vitaminas e aminoácidos, que estão mais baratos.

Testando outras possibilidades no campo, é possível encontrar novos caminhos de sucesso no agronegócio, como a implementação de aditivos, que estão com preços historicamente baixos e são extremamente eficazes.

Sabemos que o segmento de nutrição animal tem crescido e se diversificado, especialmente com o incremento de novos fabricantes chineses. Esse é um dado extremamente relevante, uma vez que mais de 90% das vitaminas consumidas no mundo são produzidas na China e muitas multinacionais europeias possuem fábricas no país asiático ou tem parcerias com fabricantes da região.

Esses pontos podem trazer grandes benefícios para o setor, já que existem produtos chineses de altíssima qualidade, com custos reduzidos e ainda grandes aliados da máxima produtividade e qualidade no campo, contribuindo para a ampla tecnificação das propriedades.

Na outra ponta, os consumidores também buscam diferenciais. Optam, diariamente, por alimentos extremamente nutritivos que possam tornar suas refeições mais saudáveis.

O uso de aditivos vai ao encontro dessa tendência, colaborando ainda mais para a diminuição do uso de antibióticos como promotor de crescimento na nutrição animal.

Certamente, o mercado de nutrição animal deve continuar crescendo nos próximos anos. A população global aumenta e continua necessitando de alimentos de qualidade a preços acessíveis. Os aditivos de vitaminas e aminoácidos, assim, são opções viáveis para que a produção de alimentos seja rica em nutrientes.

A expectativa é de que o uso de vitaminas em nutrição animal cresça 5% no Brasil neste ano. Assim, o agronegócio deve voltar seus olhos para este setor em busca de inovações que possam, de fato, trazer um desenvolvimento sustentável para a economia e saudável para a sociedade.

*Alexandre Camargo Costa, managing partner Brasil da FNF Ingredients

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 05h05 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

14° Sensação
10.1 km/h Vento
92.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias