Em uma jornada estratégica de 12 dias pela China e Coreia do Sul, o Instituto Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais (IBRAFE) busca ampliar mercados para o Gergelim e os Feijões nacionais. A missão, liderada pela diretora de Relações Institucionais do IBRAFE, Najla Souza, inclui parcerias técnicas e negociações comerciais, reforça o posicionamento do Brasil como fornecedor global de alimentos nutritivos.
“A missão reforça o compromisso do Brasil em diversificar suas exportações agrícolas, com destaque para o Gergelim – que vem ganhando espaço como cultura de segunda safra – e Feijões especiais, como o Mungo-Verde Preto, Vermelho, Rajados e o Feijão-carioca”, afirmou o presidente do IBRAFE, Marcelo Eduardo Lüders.
China: parcerias técnicas e conferência global
A agenda chinesa concentra-se em Shanghai, Qingdao e Henan, onde está localizado um centro de pesquisa especializado em Gergelim. “O objetivo é alinhar a vinda de pesquisadores chineses ao Brasil para troca de conhecimentos sobre manejo agrícola, visando melhorar a qualidade e a produtividade da semente brasileira” esclarece Najla Souza.
Em Qingdao, acontece a Conferência Mundial do Gergelim, promovida pela Câmara de Comércio e Importadores chineses, que será palco para negociações diretas com empresários locais. O evento é considerado crucial para fechar contratos com compradores asiáticos, especialmente após a recente habilitação das empresas brasileiras para exportar Gergelim à China, oficializada em março de 2025.
Coreia do Sul: sensibilização de importadores
Em Seul, a missão focará em apresentar a qualidade dos produtos brasileiros e os benefícios comerciais de parcerias com o Brasil. A estratégia inclui reuniões com importadores sul-coreanos para reduzir barreiras tarifárias e fitossanitárias, seguindo o modelo de ações já realizadas na China. A Coreia do Sul integra a lista de mercados prioritários do projeto Brazilian Pulses and Special Crops, que visa gerar US$ 615 milhões em cinco anos.
Desafios e oportunidades
Apesar do avanço recente com a China – responsável por 38,4% do consumo global de Gergelim –, o Brasil ainda enfrenta obstáculos como a falta de acordos fitossanitários definitivos e tarifas elevadas em mercados estratégicos. A missão atual, que percorrerá mais de 40 mil km, busca transformar esses desafios em oportunidades, alavancando a demanda asiática por alimentos sustentáveis.
A missão é mais uma iniciativa da parceria entre o IBRAFE e a ApexBrasil, que combina inteligência de mercado, ações promocionais e lobby governamental para promover os Feijões , Pulses e Colheitas Especiais brasileiros para o mundo.