Dá para produzir mais café, driblando o estresse hídrico acentuado pelas mudanças climáticas, protegendo a planta contra doenças e ainda de forma sustentável?
Sim. E é exatamente isso que a participação da Plant Health Care Brasil (PHC) vem demonstrar nestes eventos entre abril e maio em torno da cultura do café em Minas Gerais. Empresa global, parte do grupo P.I. Industries, com mais de 30 anos de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de proteínas elicitoras derivadas de fontes naturais, focada em soluções que potencializam a produtividade das plantas, a PHC Brasil vem apresentar aos produtores do café mineiro suas inovadoras soluções a base de proteínas e peptídeos para a proteção e a bioestimulação das plantas. Tecnologias disruptivas que aliam os mais altos padrões de manejo e respeito ao meio ambiente, segurança alimentar e saúde do trabalhador com retorno econômico ao produtor.
No cultivo do café, práticas regenerativas envolvem cobertura vegetal nas entrelinhas para proteção do solo contra erosão, melhora de estrutura, aumento de matéria orgânica e promoção da biodiversidade. Biofertilizantes e biopesticidas, derivados de fontes naturais, reduzem a dependência de produtos químicos sintéticos, permitindo uma transição natural para a agricultura regenerativa, tão necessária em tempos de mudanças climáticas.
Tecnologia Disruptiva e Sustentabilidade com mais produtividade na cultura do café
Para o alcance destes objetivos, o produtor pode contar com os benefícios do HPLANT, uma proteína natural que ativa o potencial fisiológico das plantas e permite a maior expressão de sua produtividade. Comercializado no Brasil desde 2018, o HPLANT é um bioativador, composto por proteína hidrolisada, que estimula a fisiologia da planta e promove maior crescimento radicular, melhorando a absorção de água e nutrientes e tornando a planta mais resiliente às condições de estresse relacionados ao clima, fundamental para o sucesso da produção.
A tecnologia impacta positivamente fatores de produção como o comprimento dos ramos laterais, o número de gemas (impactando até mesmo a próxima safra) e a uniformidade de maturação dos frutos, reduzindo o percentual de catação e resultando em um incremento médio de 9 sacos de café beneficiado por hectare, o que traz ótimo retorno financeiro. (Acompanhe no gráfico os resultados da aplicação de HPLANT nas principais variedades de café plantadas no Brasil, em comparação às áreas não tratadas (padrão do produtor).
Além do HPLANT, a PHC Brasil está lançando o MOSHY™, o primeiro fungicida foliar a base de peptídeos registrado no Brasil, para o controle de doenças do café e da cana-de-açúcar. A solução propicia uma alternativa ao controle convencional de doenças no cafeeiro, apresentando perfil ambientalmente mais seguro e saudável, sem resíduos e com um novo modo de ação que contribui para o manejo de resistência de doenças a fungicidas.
Tecnologias disruptivas que estabelecem uma relação responsável com o solo, o meio ambiente e a longevidade das culturas. Inovação, Pioneirismo, Pesquisa e Desenvolvimento que fazem da PHC transformadora da agricultura mundial com a entrega de uma tecnologia ambientalmente amigável que oferece um caminho certo para os agricultores produzirem com a conquista da sustentabilidade no campo e nos negócios. E vem muito mais por aí!
DESTAQUES DOS EVENTOS
11 e 12/04 - SEMANA NACIONAL DA CAFEICULTURA MODERNA
Promovida por Santinato Cafés, grupo AUMA e UNIPAM, no Cerrado Mineiro, uma das principais regiões produtoras de café do Brasil, a Semana Nacional da Cafeicultura Moderna 2025 propõe a realização em dois dias. Um dia com programação indoor no Centro de Eventos da UNIPAM, em Patos de Minas, MG, com capacidade para 3 mil pessoas em instalações modulares e outro na Fazenda Experimental da Santinato Cafés, denominado Francisco Pinheiro Campos, situado na Fazenda AUMA, em Patos de Minas, MG. Nos dois dias de evento, além de palestras com os mais renomados palestrantes da cafeicultura, serão servidos café da manhã, almoço, café da tarde e coquetel para todos os participantes, momentos estes que serão utilizados para interação do público com os expositores. O tema principal do evento será discutir o futuro da cafeicultura brasileira.
Local e horário: A partir de 8hs no Centro de Convenções UNIPAM e na Fazenda Experimental Santinato Cafés, Pato de Minas/MG.
16/04 - LANÇAMENTO DA 3ª. Edição da REVISTA 100PORCENTOAGRO
O lançamento da Revista 100PORCENTOAGRO será feito em parceria com o grupo Mulheres Agro UFV-CRC na abertura da temporada 2025 “Flores do Café e do Bem-Estar”, em Patrocínio/MG, a principal produtora de café do Brasil, em um EVENTO EXCLUSIVO para jornalistas, formadores de opinião, lideranças do setor e produtores rurais, em parceria com a Campo Capital.
A PHC contará com a participação do Gerente de Negócios Thiago Asmar apresentando o tema “Tecnologias PHC para uma cafeicultura sustentável de alta produtividade”.
Durante o evento, o jornalista Rodolfo de Souza apresentará o tema “A trajetória do jornalismo especializado na região” e a advogada Ana Paula Rezende Souza, falará sobre direito no Agro – “A atuação da mulher no Agronegócio” e finalizará com um tour pela Cooperativa – “Conhecendo a Jornada do Café dentro da Cooperativa”
Local e horário: Expocacer, Patrocínio/MG, Das 08 as 12h00.
21 e 22/05 - Dias de Campo da Fundação Procafé
Ponto de encontro de cafeicultores, técnicos, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes que recebem informações, através de demonstrações tecnológicas in loco e mais recentes resultados de pesquisas das novas tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais. As Fazendas Experimentais da Fundação Procafé, através dos Dias de Campo, são consideradas ponto de encontro entre o produtor e as mais novas tecnologias cafeeiras. Estes tradicionais eventos têm como principais objetivos:
ü Transferência dos mais recentes resultados de pesquisas aos produtores de café e técnicos e estudantes da área;
ü Interação entre prestadoras de serviços e produtos do segmento agrícola com os produtores;
ü Visualização prática das plantas nos talhões experimentais nas áreas de Genética, Fitossanidade, Nutrição, Podas e outras;
ü Atualização dos produtores sobre as diretrizes de recomendações para lavouras cafeeiras.
Público: Mais de 3.000 pessoas de diversas regiões cafeeiras do Brasil.
Local e horário: Na Fazenda Experimental de Varginha/MG, das 08:00 as 17:00
27 e 29/05 - Expocafé 2025
Realizada pela Cocatrel em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Prefeitura Municipal de Três Pontas, e apoio da EPAMIG e EMATER, esta tradicional feira de cafeicultura do Brasil reúne inovação, conhecimento e grandes oportunidades de negócios no setor cafeeiro. Entre as atrações, palestras, workshops, equipamentos e tecnologias disruptivas voltadas à colheita, pós-colheita, manejo e sustentabilidade na produção de café.
Local e horário: Em Três Pontas/MG, das 08:00 as 17:00