Na noite de 20 de março, a Casa do Sistema Faep/Senar e Sindicato Rural de Castro, localizada no Castrolanda Expo Center, foi palco de um encontro entre lideranças políticas e do setor agropecuário da região dos Campos Gerais. Entre os presentes estavam o deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR), o prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso (MDB), e o anfitrião o presidente do Sindicato Rural de Castro, Eduardo Medeiros, além de representantes dos sindicatos rurais de Piraí do Sul, Carambeí, Tibagi entre outros, e das cooperativas Castrolanda e UniCastro. O evento teve como foco o cenário político e econômico do país e os desafios enfrentados pelo agronegócio em especial as políticas econômicas que impactam diretamente a produção agropecuária.
O deputado federal Sérgio Souza destacou a importância do encontro como um espaço para ouvir as demandas do setor. “Tivemos a oportunidade de passar a nossa impressão sobre o atual momento do país, as perspectivas de futuro para o agronegócio, as questões políticas e, principalmente, ouvir os representantes sobre suas inquietações e no que podemos agir para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
A taxa de juros e seu impacto na economia foram pontos centrais da discussão. Souza criticou a atual política monetária e alertou para seus efeitos negativos na produção agropecuária. “A taxa de juros de 14,25% ultrapassa os 20% com o spread bancário. Um produtor rural que faz um financiamento para comprar uma máquina em 10 anos pagará por três máquinas. Isso desestimula a modernização e impacta diretamente na produtividade do setor”, explicou.
ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS
Sérgio Souza criticou o atual cenário econômico e alertou para os impactos da política monetária sobre a produção rural. “O controle da taxa de juros deveria ser para conter a inflação, mas está funcionando na contramão. Com juros altos, a população se endivida mais e consome menos. O produtor rural que precisa financiar uma máquina, por exemplo, acaba pagando o preço de três ao final do financiamento. Isso trava a economia, desestimula a modernização e impacta a produtividade”, explicou.
Souza também ressaltou a incoerência da gestão econômica atual. “O governo que criticava o Banco Central anterior agora enaltece uma política monetária que traz a maior taxa de juros desde a gestão Dilma. Precisamos de uma taxa de juros em dígito único, e não desse tamanho absurdo que temos hoje”, destacou.
O prefeito de Castro, Reinaldo Cardoso, ressaltou a relevância da presença de líderes políticos na região para fortalecer o diálogo com o setor produtivo. “Estamos trazendo deputados e secretários para discutir nossos programas e necessidades. O agronegócio é fundamental para Castro, e hoje trouxemos um deputado atuante para conhecer os problemas e necessidades dos produtores locais”, disse.
Eduardo Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Castro, enfatizou o caráter técnico da reunião e sua importância para o desenvolvimento do setor. “Foi um encontro altamente produtivo, trazendo um grande líder da bancada rural para discutir as demandas dos nossos produtores. Acreditamos que bons frutos virão para a região a partir desse diálogo”, afirmou.
O evento reafirmou a necessidade de articulação entre os produtores rurais e os representantes políticos para enfrentar desafios como a política de crédito, a modernização das propriedades e o fortalecimento do agronegócio local.