Quinta, 17 de Abril de 2025
14°C 24°C
Castro, PR
Publicidade

Podcast Road-Show: A paixão por comunicar que fortalece a voz do agronegócio

Jornalistas especializados em agronegócios produzem Podcast improvisado na sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, usando criatividade e paixão pela comunicação.

Por: Redação
16/03/2025 às 16h48
Podcast Road-Show: A paixão por comunicar que fortalece a voz do agronegócio
Jornalistas especializados em agronegócios produzem Podcast improvisado na sala VIP do Aeroporto de Guarulhos, usando criatividade e paixão pela comunicação.

O Road-Show, promovido pela Texto Comunicação, com a idealização do Jornalista Altair Albuquerque, é mais do que uma simples viagem de campo. É um encontro de mentes apaixonadas pelo agronegócio, reunindo jornalistas de diferentes cantos do Brasil – nesta edição de 2025, foram 22 profissionais de 14 estados – para vivenciar de perto a realidade do setor.

Ao longo de uma semana intensa, esses comunicadores tiveram a oportunidade de visitar empresas, instituições e projetos inovadores, como a ORÍGEO com o lançamento da Rota Regenerativa, a VETNIL focada na saúde de equinos, a MCASSAB e seu controle de qualidade na nutrição animal, o SINDAG que representa a aviação agrícola, a BRQ Brasil Química com seu enormeportfólio de produtos, a USP Pirassununga no melhoramento genético, e a BIOTROP com a nova geração de biológicos. Essa imersão proporcionou um aprendizado prático e multifacetado, abordando temas como agricultura regenerativa, bem-estar animal, biotecnologia e a crescente importância dos produtos biológicos.

Podcast Road Show 001 1

   ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Continua após a publicidade
Anúncio

Como destacou Toninho Anhaia, jornalista do Minuto Rural do Paraná, participar de um Road-Show como esse oferece um ganho de conhecimento ímpar: “Eu acho que talves em nenhum doutorado, pudessémos aprender tanto, é ganho de conhecimento sem igual poder participar de um road-show como esse, né?”. Essa visão é compartilhada por Bruno Faustino, do Programa Negócio Rural no Espírito Santo, que ressalta como a experiência de conhecer o “Agro Hard” enriquece a perspectiva dos jornalistas, permitindo que eles digam: “Não é bem isso que você tá falando não, porque eu vi, porque eu conheci, porque eu troquei experiência, eu conversei com colegas e pude aprender de perto com os especialistas no assunto”, explica Bruno.

E foi justamente nesse ambiente de aprendizado e companheirismo que surgiu, de forma genuína e improvisada, o “Podcast Road-Show“. No final da jornada, aguardando seus voos na sala VIP do aeroporto de Guarulhos, parte desse grupo fantástico de jornalistas decidiu aproveitar o cenário e a oportunidade para registrar suas impressões e reflexões sobre a experiência vivida.

Continua após a publicidade
Anúncio
Podcast Road Show 002 1

Com uma mesa, uma TV, tripés, câmeras e cinegrafista à disposição, a proatividade falou mais alto. Além dos joenalistas já mencionados anteriormente, nomes como Divino Onaldo (Agro e Prosa), Vicente Delgado (Agronews), Rodrigo Eduardo (Negócio Rural) e Wisley Torales (Agroin) se uniram para um bate-papo descontraído, mas profundamente informativo, capturando a essência do Road-Show e a paixão pela comunicação do agro. Divino iniciou a conversa descrevendo o grupo como um “bando de doidos” apaixonados pelo agro, evidenciando o entusiasmo contagiante do evento.

A espontaneidade do podcast se tornou um reflexo da própria dinâmica do agronegócio: ágil, adaptável e movida por pessoas. Ali, naquele espaço de transição, eles não apenas compartilharam seus momentos mais marcantes – como a visita ao professor José Bento, sumidade na pecuária, a experiência com a aviação agrícola que tanto impactou Bruno, ou a percepção da eficiência da produção em diferentes escalas –, mas também a importância do fator humano por trás dos números e da tecnologia. Vicente Delgado do Agronews e representante de Mato Grosso, reforçou essa ideia ao afirmar: “Assim como no agronegócio, eu defendo que o agro não é somente números. O agro é feito por pessoas que estão por trás desses resultados fantásticos. O Road-Show também representa isso. Na comunicação existem pessoas que fazem tudo isso acontecer”, comenta.

Podcast Road Show 003

A fala de Wasley Torales, do Portal Agroin, sobre a missão de mostrar a riqueza do agronegócio para quem está fora do campo, ecoa na iniciativa do podcast. Ele explicou a motivação do seu veículo: “Tem vídeos que a gente faz a divulgação do que está pra dentro da porteira, que muitas vezes só o produtor vê e ele quer mostrar isso pro público de fora, principalmente para quem para quem não consegue, para quem não sabe como é que funciona a pecuária, para quem não sabe como é que funciona a agricultura”. Ao levar suas conversas para além das porteiras das fazendas e das empresas, esses jornalistas cumprem um papel fundamental na desmistificação do agronegócio e na construção de uma comunicação mais transparente e acessível.

O podcast improvisado no aeroporto de Guarulhos simboliza a força da união e do companheirismo entre os comunicadores do agro. Em um setor que abrange diversas realidades e desafios, a troca de experiências e o apoio mútuo são essenciais. Como bem observou Rodrigo Eduardo, o cinegrafista do Program Negócio Rural que acompanhou o grupo, a união foi um aspecto marcante: “Eu gostei também foi da do grupo em si, a união e cada um, companheirismo, cada um ajudando o outro”, destaca Rodrigo.

A importância desse tipo de iniciativa para o fortalecimento da comunicação no agronegócio é inegável. Em um formato leve e espontâneo, o podcast permitiu que os jornalistas expressassem suas opiniões e aprendizados de forma autêntica, conectando-se com o público de uma maneira mais pessoal e humanizada. Divino Onaldo, jornalista de Rio Verde-GO, considera a experiência como algo holístico e transcendental.

Podcast Road Show 004 1

Gente, nesse road-show, eu sorri. Nesse road-show eu chorei, mas não chorei de tristeza. Eu chorei de alegria de estar com os melhores no agro, de estar ao lado de comunicadores que são referência no Brasil, de estar ao lado de empresas que acreditavam em nós, que nos quiseram juntos, que quiseram trazer esse grupo para comunicar o agro, para levar até vocês essa grande mensagem. Tudo isso que aconteceu aqui foi uma grande improvisação no aeroporto de Guarulhos e nós somos muito felizes de poder levar essa mensagem.“, avalia Divino. Essa abordagem contribui para:

  • Ampliar o alcance da informação: Ao compartilhar suas experiências em um formato de fácil acesso como o podcast, os jornalistas alcançam um público mais amplo, incluindo aqueles que podem não acompanhar tradicionalmente as notícias do setor.
  • Humanizar o agronegócio: As conversas informais e os relatos pessoais ajudam a construir uma imagem mais humana e realista do agronegócio, destacando as pessoas, as paixões e os desafios envolvidos.
  • Fortalecer a credibilidade da informação: A troca de experiências entre jornalistas de diferentes regiões e veículos confere maior credibilidade às informações divulgadas, mostrando a diversidade de perspectivas e a profundidade do conhecimento adquirido.
  • Estimular o debate e a reflexão: Ao apresentar diferentes pontos de vista e insights sobre os temas abordados no Road-Show, o podcast incentiva o debate e a reflexão sobre os rumos do agronegócio brasileiro.
  • Inspirar novas iniciativas de comunicação:A espontaneidade e o sucesso do podcast improvisado podem inspirar outros profissionais do setor a explorarem formatos inovadores de comunicação, fortalecendo ainda mais a voz do agronegócio. A própria iniciativa do podcast surgiu da proatividade do grupo em aproveitar o momento e os recursos disponíveis.

Sem dúvidas, o Road-Show para Comunicadores do Agro se revela como uma poderosa ferramenta de aprendizado e networking para os profissionais da imprensa especializada. E o podcast improvisado no aeroporto de Guarulhos, fruto da paixão, da proatividade e do espírito colaborativo desses jornalistas, demonstra como a comunicação no agronegócio pode ser fortalecida através da troca de experiências genuínas e da busca constante por novas formas de levar informação relevante e humanizada para um público cada vez mais interessado no universo do campo.

Afinal, como bem expressaram os participantes, o agro não é apenas números, são pessoas, e a comunicação eficaz é o elo que as conecta. Podem ter certeza que esse Road-Show foi uma exepriência inesquecível e “MA-RA-VI-LHO-SA!

O podcast Road-Show é parceria publicada simultaneamente nos portais:

www.minutorural.com.br

www.agronewsbr.com.br

www.agroin.com.br

www.agroeprosa.tv

www.revistanegociorural.com.br

Carne suína, de frango e automóveis: exportações do Paraná saltam em 2025 Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN
EXPORTAÇÃO Há 2 dias

Exportações de carne suína, frangos e automóveis do Paraná saltam mais de 20% em 2025

No caso do frango in natura, a variação foi de 23%, saltando de US$ 814 milhões no 1º trimestre de 2024 para US$ 1 bilhão nos três primeiros meses de 2025. No total, as exportações paranaenses atingiram US$ 5,3 bilhões no acumulado de janeiro a março deste ano.

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo
EXPORTAÇÃO MILHO Há 3 dias

VLI obtém habilitação para exportar milho à China pelo Espírito Santo

Conquista possibilita que clientes atendidos pelo Corredor Leste da VLI alcancem principal mercado comprador da commodity no mundo

ExpoApras: O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial
ExpoApras: Há 3 dias

ExpoApras: O futuro do varejo envolve protagonismo do consumidor e Inteligência Artificial

Durante o evento, especialistas na área compartilharão suas percepções sobre como as empresas podem se adaptar a um cenário em constante mudança.

Diante disso, considerando-se também o desempenho da economia brasileira como um todo, o PIB do agronegócio correspondeu por 23,2% do PIB do Brasil em 2024, ligeiramente abaixo dos 23,5% registrados em 2023. Foto Toninho Anhaia
DESEMPENHO Há 1 semana

PIB-Agro/CEPEA: Desempenho do 4º trimestre reverte tendência de queda anual, e PIB do agronegócio avança 1,81% em 2024

Diante disso, considerando-se também o desempenho da economia brasileira como um todo, o PIB do agronegócio correspondeu por 23,2% do PIB do Brasil em 2024, ligeiramente abaixo dos 23,5% registrados em 2023.

Mapa lança plataforma ConectaAgro com informações relevantes para o agronegócio brasileiro
ConectaAgro Há 1 semana

Mapa lança plataforma ConectaAgro com informações relevantes para o agronegócio brasileiro

Nova ferramenta reúne informações estratégicas sobre a atuação dos adidos agrícolas, intercâmbio comercial e agenda de eventos de promoção comercial

Castro, PR
22°
Tempo limpo
Mín. 14° Máx. 24°
22° Sensação
1.47 km/h Vento
65% Umidade
100% (1.12mm) Chance chuva
06h35 Nascer do sol
06h35 Pôr do sol
Sexta
21° 15°
Sábado
22° 14°
Domingo
20° 14°
Segunda
21° 13°
Terça
21° 12°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,85 -0,30%
Euro
R$ 6,65 -0,61%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 523,979,25 -0,16%
Ibovespa
129,370,26 pts 0.82%
Publicidade
Publicidade
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias