Domingo, 29 de Novembro de 2020
42988489296
Pecuária Pastagem

Cultivar de pastagem da Epagri será comercializado no exterior

Pecuaristas de diversos países poderão contar com pastagem desenvolvida em 20 anos de pesquisa da Epagri.

12/11/2020 16h57
231
Por: Redação Fonte: Redação
SCS313 Serrano produz sementes com viabilidade comercial para diversos países
SCS313 Serrano produz sementes com viabilidade comercial para diversos países

A Estação Experimental da Epagri em Lages (EEL) licenciou o cultivar de forrageira Lotus uliginosus SCS313 Serrano para comercialização em diversos países, como Uruguai, Argentina, Nova Zelândia, Austrália, África do Sul, além da Europa. O licenciamento se deu por acordo entre a Epagri e a PGW Sementes Brasil Ltda. Está é a primeira forrageira da Epagri licenciada para o exterior.

Lotus uliginosus SCS313 Serrano é uma leguminosa perene de clima temperado, ou seja, indicado para a estação fria. É recomendado para melhoramento de campo nativo e pastagem cultivada. A tecnologia foi apresentada em outubro no principal evento de pastagens no Uruguai, o Pasturas 2020.

Foram necessários cerca de 20 anos de pesquisas para desenvolver o cultivar, a partir de material proveniente da Nova Zelândia denominado Maku. “Esse processo de seleção se caracterizou por selecionar genótipos de baixa exigência em fertilidade e com grande capacidade de produção de sementes, pois este é o principal entrave para o cultivo de forrageiras da espécie Lotus uliginosus”, explica o gerente da EEL, pesquisador Ulisses de Arruda Córdova.

A PGW Sementes avaliou o cultivar por cinco ano no Uruguai e na Nova Zelândia. Após esse período, constatou que o SCS313 Serrano é o único capaz de produzir sementes com viabilidade comercial para disponibilizar aos produtores de diversos países.

O cultivar possui características importantes para a pecuária. É estolonífera, o que significa que é indicada para solos com risco de erosão e que se propaga com facilidade através de colmos que enraízam rente ao chão. Também tem sistema de raízes robusto, fixa nitrogênio atmosférico, é tolerante à acidez do solo, além de ser pouco exigente em fósforo, o que o difere da maioria das leguminosas. Prefere solos úmidos e é muito tolerante ao sombreamento. Não provoca timpanismo, que é um distúrbio por acúmulo anormal de gases no estômago do animal que pode levar à morte, e está adaptado às condições de Santa Catarina.

O SCS313 Serrano pode ser consorciado, preferencialmente, com gramíneas e leguminosas perenes hibernais. Em cultivo isolado, recomenda-se usar 3kg de sementes por hectare, e 2kg em consórcio, quando se cultiva juntamente com outras espécies forrageiras.

Conforme o contrato, as sementes deverão ser comercializadas pela licenciada sob sua correta denominação e associada ao uso da marca “Tecnologia Epagri” e da denominação do cultivar SCS, obedecendo à identidade visual e requisitos legais disponibilizados pela Epagri. Também é obrigação da licenciada veicular a marca em todas as suas ações de promoção e comercialização das sementes, incluindo embalagens, folders, cartazes, banners, mala direta e portfólio de produtos, sejam eles eletrônicos ou impressos.  

O contrato estabelece ainda que a PGW Sementes assume o compromisso de disponibilizar sementes no mercado brasileiro, o que deverá ocorrer já a partir do próximo ano. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 05h05 - Fonte: Climatempo
14°
Muitas nuvens

Mín. 14° Máx. 29°

14° Sensação
10.1 km/h Vento
92.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (30/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 28°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (01/12)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 24°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias