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1,5 milhão de TEUs: Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação de contêineres

Em menos de um ano, o Porto de Paranaguá movimentou 1,5 milhão de TEUs (medida equivalente a contêineres de 20 pés de comprimento), 25% a mais do que o recorde anual anterior, registrado em 2023, com 1,25 milhão de TEUs.

Redação
Por: Redação Fonte: AEN
18/12/2024 às 18h59
1,5 milhão de TEUs: Porto de Paranaguá bate recorde de movimentação de contêineres
Porto de Paranaguá bate recorde histórico de movimentação de contêineres Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná.

A empresa pública Portos do Paraná e representantes do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) celebraram, nesta quarta-feira (18), a marca histórica de movimentação de contêineres no Estado. Em menos de um ano, o Porto de Paranaguá movimentou 1,5 milhão de TEUs (medida equivalente a contêineres de 20 pés de comprimento), 25% a mais do que o recorde anual anterior, registrado em 2023, com 1,25 milhão de TEUs.

Como comparativo, os 1,5 milhão de TEUs representam um comprimento total de 9.144 quilômetros de contêineres, aproximadamente a mesma distância em linha reta entre Paranaguá e Barcelona, na Espanha (9.085 quilômetros).

“Essa marca foi atingida com muita eficiência pela TCP e por todos os colaboradores, simbolizando a força do Estado do Paraná, além do compromisso da TCP e da China Merchants com o desenvolvimento contínuo da nossa logística”, afirmou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

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Enfatizo que este número é apenas o começo. Vamos avançar ainda mais no próximo ano, além de aprimorar nossas instalações”, afirmou o CEO da TCP, James Cao, durante a cerimônia comemorativa realizada no cais do terminal.

“Em 2021, comemoramos a marca de 1 milhão de TEUs. Hoje, apenas três anos após esse feito, atingimos 1,5 milhão de TEUs movimentados, um aumento de 50%”, disse Rafael Stein Santos, gerente Institucional e Jurídico da TCP.

Um dos fatores que contribuíram para o aumento da produtividade foi a atualização do calado – que corresponde à distância entre o ponto mais profundo da embarcação (quilha) e a superfície da água – realizada pela Portos do Paraná, juntamente com as obras de derrocagem.

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“Com o aumento do calado, reduzimos o tempo de espera para atracação e desatracação, o que gera uma vantagem financeira aos clientes, além de elevar a produtividade operacional”, explicou Garcia.

Outro fator que impulsionou os números foi a ampliação da oferta de serviços marítimos de longo curso e a retomada das operações de cabotagem.

“Consolidamos ainda mais a liderança nacional da TCP, com um total de 25 escalas semanais, reforçando ao mercado que estamos firmemente posicionados para nos tornarmos um dos principais hubs portuários da costa leste da América do Sul,” pontuou Carolina Merkle Brown, gerente Comercial de Armadores da TCP.

Foto: Cláudio Neves/GCOM Portos do Paraná
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