No dinâmico setor do agronegócio, que abrange desde a produção rural até a comercialização de insumos e produtos agrícolas, a busca por inovação e aumento da competitividade nunca foi tão importante. Nesse cenário, uma tendência crescente tem ganhado destaque: os clubes de fidelidade. Inicialmente populares em setores como varejo e serviços, essas plataformas estão se expandindo para o universo do agronegócio, trazendo benefícios tanto para os consumidores quanto para as empresas.
Clubes de fidelidade são programas que incentivam a lealdade dos clientes por meio de recompensas e benefícios exclusivos. No contexto do agronegócio, esses clubes podem assumir diversas formas, desde programas de pontos e descontos em produtos e serviços até acesso antecipado a novas tecnologias, eventos exclusivos e consultoria especializada. É uma forma eficaz de fidelizar o público, o que pode resultar em vendas mais consistentes e uma base de clientes mais engajada.
De acordo com Pedro Campos, profissional com vasta experiência no mercado de fidelidade e CEO da Coaliza e Clube Agro Brasil, os benefícios vão além.
“Através do uso de dados coletados pelas plataformas de fidelidade, as empresas podem entender melhor os hábitos de compra, preferências e necessidades dos seus clientes, adaptando suas ofertas de forma mais precisa e eficaz”, conta Campos.
Os produtores e agricultores se beneficiam diretamente, uma vez que têm acesso a condições especiais que impactam suas margens de lucro. Em um setor onde a margem de lucro pode ser estreita, qualquer economia adicional pode fazer uma diferença significativa. Os clubes de relacionamento têm o potencial de se tornar uma ferramenta indispensável para o setor agropecuário