Em uma década, a liderança feminina no agronegócio mineiro cresceu 46%. Últimos levantamentos do Censo Agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam um salto de 59,3 mil estabelecimentos conduzidos por mulheres, em Minas, para 86,7 mil.
Este protagonismo é um dos temas que serão abordados durante o TecnoAgro, em Uberaba (MG). O maior evento regional para o agronegócio será realizado nos próximos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta-feira), no pavilhão Multiuso da ABCZ, no Parque Fernando Costa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site ingressolive.com/tecnoagro
As histórias de pioneirismo e inspiração entrarão em cena no TecnoAGro com a participação de lideranças como a cafeicultora Juliana Rezende Melo, que apresenta o sabor e o aroma do café Moncerrado para todo o Brasil. Com apenas oito anos de atuação no nicho, Juliana também já levou o café cultivado na Fazenda Santa Bárbara, em área de 63 hectares de lavoura, na região que é reconhecida mundialmente como origem de cafés de alta qualidade, a primeira região do país com “Denominação de Origem” – a Região do Cerrado Mineiro para Ásia e Europa.
“Participar do painel na Tecnoagro é uma chance de reforçar como inovação e a liderança feminina podem impulsionar o agronegócio”, explica a Juliana, que lembra ainda que a produção prioriza a sustentabilidade, por isso, a propriedade é pioneira em mensurar o estoque de carbono em cafés, em parceria com a Faculdade de Goiás e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Segurança alimentar e proteção ao meio ambiente também são grandes preocupações da produtora paulista e referência no setor, Sônia Bonato. Mas é no estado de Goiás, que Sônia constrói um legado de respeito na gestão de propriedades rurais e de empoderamento que reverbera em mais mulheres que atuam no campo. Com mais de trinta anos de experiência, Sônia deixou o cargo em uma multinacional para auxiliar o marido na roça e vai contar ao público do TecnoAgro os desafios de começar do zero uma carreira bem-sucedida no agro.
“No TecnoAgro vamos falar muito sobre capacitação, inovação e tecnologias trazem melhores resultados para os produtores que começam a se modernizar para que suas propriedades se tornem empresas que investem e têm retorno satisfatório, capacitando todos os envolvidos do processo na produção no campo e essas capacitações nos tornam mais eficientes”, ressalta.
Completa o painel, Michelle Moris, diretora de negócios da Fazenda CBM, que atua com pecuária de corte e reflorestamento e, que junto da irmã, teve que assumir as rédeas do empreendimento, após uma perda familiar.
O despertar das mulheres do Agro de Sucesso- Negócios sustentáveis garantem o bem-estar de gerações futuras, por isso, além das atividades que abordarão a temática no palco principal, os auditórios também contarão com a participação de lideranças femininas do agro, como no projeto Raízes Sustentáveis, desenvolvido pelo Sebrae Minas que apresentará experiências de parceiros como o IMA, IFTM e Fazu.
EVENTO: TecnoAgro 2024
DATA: 21 e 22 de novembro de 2024 (quinta e sexta-feira)
LOCAL: Pavilhão Multiuso da ABCZ no Parque Fernando Costa, Uberaba (MG)
HORÁRIO: das 9h às 19h
INSCRIÇÕES ON-LINE E GRATUITAS: ingressolive.com/tecnoagro
INFORMAÇÕES: eventotecnoagro.com.br
@tecnoagrouberaba no Instagram