O turismo rural já é um negócio lucrativo para inúmeras propriedades em todo o estado. Para melhorar a exploração dos recursos turísticos, o IDR-Paraná e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) estão capacitando dez instrutores que atuam no setor. O curso terminou no dia 07 de novembro, na sede do IDR-Paraná em Curitiba. Na pauta do treinamento estavam vários aspectos que interessam ao produtor que deseja atrair visitantes para sua propriedade.
De acordo com Leandro Calegari, analista técnico do Senar, os temas dessa capacitação foram levantados a partir da demanda dos participantes dos cursos que o Senar já ministra em todo o estado. Ele informou que desde 2022, quando foram criados dois treinamentos focados em hospedagem e gerenciamento da propriedade voltada para o turismo rural, 1.500 pessoas participaram dos cursos. Com o tempo, foram surgindo questões específicas que demandaram a atualização dos instrutores.
A capacitação é parte de um termo de cooperação técnica firmado entre Senar-Faep e IDR-Paraná e tratou de temas como as boas práticas ambientais, o desenvolvimento de produtos associados ao turismo, o paisagismo e decoração, além da organização da propriedade rural para o turismo receptivo.
“Essa capacitação treina os instrutores tecnicamente e padroniza a capacitação em todo o estado. Nivela o conhecimento dos instrutores de turismo rural”, observou Calegari.
Para Terezinha Busanello Freire, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, a intenção é dar condições aos instrutores para que eles ampliem o “saber fazer” dos produtores que exploram, ou desejam explorar, o turismo rural. “Assim eles podem aproveitar elementos naturais já existentes, sem precisar usar recursos de fora da propriedade, por exemplo”, ressalta. Terezinha acrescentou ainda que a partir do momento em que os cursos com os temas tratados nessa capacitação estiverem disponíveis, eles devem ser um requisito para que os produtores possam participar das rotas de turismo criadas pelo IDR-Paraná. Ela informou que atualmente cerca de 500 propriedades no estado têm algum tipo de atendimento em turismo rural oferecido pelo Instituto, além dos inúmeros empreendedores que participam de atividades como as Caminhadas na Natureza.