Terminou na noite deste sábado (02) a etapa da Professional Bull Riders no Campo Grande Rodeo Music, evento que marcou a volta da maior Liga de Montaria em Touros do mundo a capital do Mato Grosso do Sul após 12 anos. Com uma premiação de R$ 80 mil em disputa, a competição foi a oitava etapa da nova Temporada do Campeonato Brasileiro da PBR.
Em sua primeira edição, o Campo Grande Rodeo Music fez parte da programação da ExpoGenética MS 2024, um dos principais eventos agropecuários do país e que é referência no setor na região centro-oeste. A ExpoGenética MS segue até o dia 10 de novembro no Parque de Exposições Laucídio Coelho e é uma realização da Nelore MS, a Associação Sul Mato-grossense de Criadores de Nelore.
“O Campo Grande Rodeo Music foi um sucesso total e a PBR se sente honrada em fazer parte deste evento, iniciando uma parceria que tenho a certeza será duradoura. Em nome da PBR agradeço ao Paulo Mattos, toda a diretoria da Nelore MS e todos da organização da ExpoGenética MS por esta parceria com o nosso Campeonato e parabenizo todos pelo sucesso do evento,” declarou o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor-presidente da PBR no Brasil.
Foram três noites de disputas eletrizantes na arena do Campo Grande Rodeo Music, reunindo os principais competidores da PBR e os melhores touros do Brasil. A etapa além de valer pontos para o ranking nacional, que define o Campeão Brasileiro de cada temporada, também contou pontos para o ranking internacional da PBR, que qualifica os melhores atletas para a elite do esporte nos Estados Unidos, equiparando o evento as etapas realizadas pela PBR nos demais países.
Com a competição dominada pelos competidores sul mato-grossenses, que conquistaram as três primeiras posições, a vitória foi do jovem talento Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS), que venceu sua primeira etapa pela PBR e faturou um total de R$ 31.300,00 com o título. A vitória também colocou o atleta de apenas 19 anos na liderança do ranking do Campeonato Brasileiro da PBR, confirmando as expectativas de tê-lo como um dos favoritos ao título da temporada.
“Estou realizando um sonho, quando era criança eu escrevia ‘PBR’ na carteira da escola, sonhando com este momento e hoje estou aqui, é muito emocionante. Quero dedicar este título primeiramente a Deus que tem me capacitado e me abençoado, e especialmente aos meus pais e meus avós, que estão sempre torcendo por mim e me apoiando,” disse o jovem atleta em entrevista emocionada após a vitória.
O competidor garantiu a primeira fivela pela PBR ao montar com sucesso o touro Promissor (Paulo Emílio) no Round Final, marcando 87,50 pontos. Pouco antes ele havia montado Jogo Bruto (WF) no Round 3, que lhe rendeu apenas 80,50 pontos, mas o manteve em primeiro lugar na classificação para a Final. Na primeira noite ele dividiu a maior nota do Round montando Tormento (Tércio Miranda) com 88,50 pontos e se manteve na liderança da etapa ao marcar 85,50 em Soberbo (Tércio Miranda) na noite de sexta-feira.
Considerado um dos principais nomes da nova geração de Montaria em Touros do Brasil, Gustavo Luiz está fazendo sua primeira temporada pela PBR, tendo ficado entre os nove melhores colocados nas cinco etapas que participou. Com aproveitamento de quase 80%, ele chegou aos oito segundos em 15 dos 19 touros que desafiou até agora e chega a liderança com 391,50 pontos no ranking, abrindo 107,00 pontos de vantagem para o segundo colocado.
“Estamos diante de uma nova estrela sul mato-grossense. Hoje Campo Grande testemunhou a primeira vitória de um fenômeno que com toda certeza vai ter uma história gigante neste esporte. O Gustavo Luiz tem um potencial enorme, em breve estará nos Estados Unidos e não tenho dúvidas que vai ser mais um brasileiro a conquistar grandes feitos na carreira ainda muito jovem, porque talento ele tem demais e está pronto para brilhar,” comentou Adriano Moraes.
Para completar o brilho dos atletas do Mato Grosso do Sul no evento na capital do estado, Lucas Eduardo Costa (Inocência-MS) garantiu a segunda colocação, também invicto, vencendo os quatro touros que montou e entrou no Top 10 do ranking pela primeira vez, enquanto o experiente Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) que fez a maior nota do fim de semana ao marcar 90,00 pontos no touro Amendoim (Tércio Miranda) na final, terminou em terceiro lugar no evento e subiu para a quarta posição no ranking do Campeonato.
O mineiro Everton Pereira (São Bento do Sapucaí-MG) foi o outro único a pontuar na final além do trio sul mato-grossense e terminou na quarta colocação da etapa, também entrando pela primeira vez no Top 10 do ranking nacional. Completando o Top 5 da etapa, Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) e José Alberto de Castro (São Jorge do Patrocínio-PR) dividiram a quinta colocação.
Na noite de sábado ainda foi premiado o Melhor Touro da etapa, título vencido pelo animal Canibal (Tércio Miranda) que foi avaliado com 45,00 pontos nas duas apresentações que fez na etapa. O touro conquistou sua primeira fivela na PBR de forma invicta, derrubando José Marcos do Nascimento (Uberaba-MG) com 4,01 segundos na primeira noite e Weslei Mendes (Iporanga-SP) com 3,61 segundos no Round Final.
A etapa no Campo Grande Rodeo Music foi mais um capítulo da história da PBR na capital sul mato-grossense, que já recebeu inclusive uma Final Nacional no passado. O evento fez parte da ExpoGenética MS, realizada pela Associação Sul Mato-grossense de Criadores de Nelore, com apoio da Acrissul, Sistema FIEMS – Senai, SENAR MS, Sebrae, Fundação da Cultura, Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e Governo do Mato Grosso do Sul, entre outras marcas que patrocinaram e tornaram possível a realização do evento.
Neste domingo será realizado o 1° Leilão Estrelas da PBR, durante a ExpoGenética MS. O Leilão é uma iniciativa inédita da PBR no Brasil e irá disponibilizar touros da elite do mercado de atletas de pulo no país. Serão leiloados animais como o Mandraque, Melhor Touro da PBR em 2024 e Praiano, Melhor Touro de 2023, além de diversos outros lotes que darão a oportunidade de criadores e investidores adquirir animais do mais alto escalão da pecuária de pulos do país.
O calendário da PBR segue com mais duas etapas para encerrar o ano de 2024, mas já valendo pelo ranking da Temporada 2025. Ainda neste fim de semana está sendo realizada a etapa no Carmo Rodeo Fest em Carmo do Rio Claro-MG, que se encerra nesta terça-feira (05). Na sequência o Campeonato retorna ao Mato Grosso do Sul onde será realizada uma etapa na Festa do Peão de Anaurilândia, entre os dias 08 e 10 de novembro.
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 342,00 pontos
2 – Lucas Eduardo Silva (Inocência-MS) – 336,75 pontos
3 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 264,25 pontos
4 – Everton Pereira (São Bento do Sapucaí-MG) – 262,75
5 – Hidelvan Ribeiro (Vila Rica-MT) – 173,75 pontos
5 – José Alberto de Castro (S. J. Patrocínio-PR) – 173,75 pontos
1 – Gustavo Luiz da Silva (Inocência-MS) – 391,50 pontos
2 – Riquelme dos Santos (Bom Jesus do Araguaia-MT) – 284,50 pontos
3 – Cléber Henrique Marques (Cassilândia-MS) – 281,50 pontos
4 – Rudmar Medeiros (Três Lagoas-MS) – 216,00 pontos
5 – José Alberto de Castro (S.J. Patrocínio-PR) – 189,50 pontos
6 – Jerson Arantes dos Santos (Paranaíba-MS) – 164,50 pontos
7 – Miguel Alves de Jesus (Campo Alegre de Goiás-GO) – 161,50 pontos
8 – Lucas Eduardo Silva (Inocência-MS) – 161,00 pontos
9 – Everton Pereira (S. B. Sapucaí-MG) – 152,50 pontos
10 – Tales Xavier (Feijó-AC) – 149,00 pontos
A Temporada do Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros da PBR conta com etapas nas principais arenas do Brasil e teve início em setembro, já valendo pontos para se definir o Campeão Nacional de 2025. Em agosto, foi realizada a Final Nacional da Temporada 2024 na arena da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, onde o jovem Rogério Venâncio se consagrou Campeão Brasileiro e faturou uma picape Mitsubishi L200 Triton zero quilômetro, além de um bônus de 100 mil reais. O Campeonato Brasileiro da PBR é a porta de entrada para os atletas brasileiros, considerados os melhores do mundo, ingressarem na elite do esporte nos Estados Unidos. Todas as etapas realizadas no Brasil valem pontos para o ranking internacional da PBR e equivale aos eventos realizados pela PBR nos demais países.
Nos Estados Unidos é realizado a Unleash The Beast, uma série de eventos que define o Campeão Mundial de cada ano, que recebe o bônus de 1 milhão de dólares. Os eventos da principal divisão da PBR são realizados nas principais arenas e cidades norte-americanas como o Madison Square Garden em New York City, Crypto Arena em Los Angeles, All State Arena em Chicago, entre outras. O Brasil se destaca nos Estados Unidos com estrelas consagradas que já passaram pelo Campeonato Nacional como o atual Campeão Mundial Cássio Dias, o bicampeão mundial José Vitor Leme, os campeões nacionais Dener Barbosa e Luciano de Castro, além de jovens talentos que todos os anos demonstram que nosso país é um verdadeiro celeiro de “craques” das arenas