No próximo domingo, dia 03 de novembro, acontece o 1° Leilão Estrelas da PBR, que irá disponibilizar touros da elite do mercado de atletas de pulo do Brasil em uma iniciativa inédita da Professional Bull Riders com a Leiloeira Astros da Arena e o apoio de Nelore MS, Acrissul e Agrocave. O Leilão acontece em Campo Grande-MS durante a programação da ExpoGenética MS 2024 e terá transmissão ao vivo pelo canal da PBR Brasil no YouTube.
Além da oportunidade de criadores de touros de pulo adquirirem os principais animais da atualidade, o Leilão Estrelas da PBR também oferece oportunidade aos fãs do esporte de investirem no mercado da pecuária de pulo através do projeto Bull Housing, uma parceria da PBR com a Cia. Saturno, além da oportunidade inédita de investimento em um jovem touro de pulo nos Estados Unidos, filho do lendário touro Woopaa.
“O Leilão Estrelas da PBR é a realização de um antigo sonho, um projeto que vínhamos viabilizando há muito tempo. Estamos muito felizes em realizar o Leilão, pois a PBR foi criada e trabalha para fomentar o esporte de Montaria em Touros, que inclui a valorização dos atletas de pulo, que também são as nossas estrelas na arena. Convido a todos os criadores, fãs e interessados em investir neste mercado para prestigiar o Leilão Estrelas da PBR e fazer parte de tudo isto com a gente,” disse o tricampeão mundial Adriano Moraes, diretor presidente da PBR no Brasil.
Serão ofertados 19 lotes durante o Leilão, sendo 18 deles com touros de pulo já estreados nas arenas brasileiras e um lote com um jovem touro de pulo norte-americano. Dos 18 touros disponibilizados, 13 participaram da Final Nacional da PBR na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, incluindo os dois últimos animais a receber o título de Touro do Ano da PBR, o prêmio máximo para um atleta de pulo no país.
A realização do 1° Leilão Estrelas da PBR na ExpoGenética MS 2024 faz parte da programação do retorno da maior Liga de Montaria em Touros do mundo a capital sul mato-grossense após 12 anos. Entre os dias 31 de outubro e 02 de novembro será realizada mais uma etapa da nova temporada do Campeonato Brasileiro da PBR durante o Campo Grande Rodeo Music, que faz parte das atrações da ExpoGenética e que reunirá os melhores competidores e touros da atualidade em três noites de competições no Parque de Exposições Laucídio Coelho.
O principal destaque do 1° Leilão Estrelas da PBR será o touro Mandraque, animal que recebeu o prêmio de R$ 50 mil ao se consagrar Touro do Ano da PBR em 2024, durante a Final Nacional realizada na arena da Festa do Peão de Barretos, em agosto. O touro de cinco anos é de propriedade de Wilsinho Salarolli e dos 14 competidores que o desafiaram em etapas da PBR, sete foram ao chão antes dos oito segundos, ajudando a construir sua reputação de “touro difícil”.
Outro campeão da PBR que também será disponibilizado é Praiano, de propriedade de Guto Paglione e que conquistou a fivela de Touro do Ano em 2023. Filho do famoso touro Danger em cruzamento com uma vaca filha do lendário touro Bandido, o touro de cinco anos é um dos mais respeitados do país tendo permitido que apenas seis vezes o competidor permanecesse o tempo regulamentar em seu lombo nas suas apresentações na PBR, incluindo em seu currículo de desafiantes derrotados o atual Campeão Mundial, Cássio Dias Barbosa.
Também entre os destaques estão Never Give Up e Avião das Nove, principais animais da Cia. Gianotti e que já participaram duas vezes da Final Nacional da PBR em Barretos, Fortuna da Cia. Marca Taça, que é o animal com maior índice de quedas de competidores entre os lotes do Leilão, Calibre e Van Damme, pertencentes a premiadíssima Cia. Tércio Miranda, Delegado e Rei do Vale, da Cia. FBM – Felipe Du Tato, além de Ativo, da Cia. Fortaleza, Big Show, da Cia. Pedro Valente, Narcótico, da Cia. EFP Bulls e Show Room, da Cia. Marcelo Prioto.
Um dos Lotes de maior destaque do 1° Leilão Estrelas da PBR será o que irá disponibilizar 50% de um jovem tourinho de propriedade dos criadores norte-americanos Laramie Wilson e Hookin W Ranch, com potencial para as competições de pulo nas categorias de base nos Estados Unidos. O animal é filho do lendário Woopaa, Melhor Touro do mundo pela PBR em 2021 e que proporcionou três das quatro maiores notas da história da PBR, incluindo o recorde de 98,75 pontos para o bicampeão mundial José Vitor Leme.
Os proprietários do animal estiveram no Brasil este ano e agora dão a oportunidade dos criadores e fãs brasileiros investirem na elite do esporte nos Estados Unidos. O jovem tourinho irá permanecer alojado no rancho de seus proprietários em Tupelo, no estado de Oklahoma, rendendo dividendos ao investidor brasileiro nas competições que irá participar. As provas com jovens touros na América do Norte distribuem premiações milionárias e o investidor também poderá ter retorno futuro na venda de sêmen ou na venda do próprio touro.
Os participantes do 1° Leilão Estrelas da PBR podem aderir ao projeto Bull Housing, uma iniciativa da Cia. Saturno em parceria com a Professional Bull Riders para criação, hospedagem e manejo de touros atletas. A iniciativa inédita no Brasil permite que qualquer investidor possa adquirir um touro de pulo, mesmo sem ter outros animais ou estrutura logística para levá-lo aos eventos.
Assim, a Cia. Saturno que é sediada em Piracaia no interior de São Paulo assume a responsabilidade do alojamento, cuidados, treinamentos, reprodução e participação do touro em eventos, sem que o investidor necessite compor um grande plantel ou dispor de uma propriedade para cuidar do animal, bem como não se preocupar com a criação, contratação de funcionários e transporte do touro adquirido.
“O Programa Bull Housing dá a oportunidade de qualquer pessoa se tornar proprietária de um touro de pulo de destaque nas arenas brasileiras. Existem muitos fãs que tem vontade de investir em um atleta de pulo de renome, pois é um mercado em plena expansão no país, mas a logística para se ter apenas um animal é incompatível. Por isso convidados os interessados em investir no mercado, para participar do Leilão e deixar os cuidados com o animal adquirido por conta do programa,” explicou o diretor de eventos da PBR no Brasil, Jeremias Moraes.
Mín. 13° Máx. 28°