Os líderes de uma empresa exercem um papel fundamental no desenvolvimento do negócio, garantindo a execução dos processos, a gestão de crise, a resolução de conflitos, além do importantíssimo papel de cuidar e motivar a equipe, inspirando confiança e engajamento. Todos esses deveres, aliados a outras tarefas da função, geram resultados potencializadores para uma empresa, com mais economia, aumento de produtividade e lucros, além da conquista de um ambiente inovador com visão futurista de mercado.
Mas a questão que fica é a seguinte: será que todos os líderes estão realmente preparados para assumir esse papel tão importante e crucial para uma empresa? A resposta é NÃO. Com o crescimento rápido dos negócios do setor, muitas vezes, os colaboradores são desafiados com um cargo de liderança, sem ter a preparação necessária.
Diante do cenário, muitas empresas do agronegócio que enxergam nitidamente a importância da liderança no negócio, estão investindo ainda mais em qualificação. Um bom exemplo, é a Usina Sonora em Mato Grosso do Sul.
O projeto de treinamento de liderança da empresa iniciou com um mapeamento, onde conheceram o negócio in loco e foram entrevistados todos os líderes, além de uma amostra de suas equipes, com o objetivo de levantar as necessidades de treinamento e a percepção sobre a liderança como um todo. Esse levantamento e as entrevistas pessoais permitiram personalizar cada módulo, adequando a linguagem, o grau de complexidade da abordagem de cases e dinâmicas aplicadas em cada turma, de acordo com o nível estabelecido e indicadores levantados a serem atingidos. Ao todo foram quase 200 líderes treinados. Entre vários conteúdos, foram trabalhados assuntos como Gestão de Processos e Resultados, Senso de Dono e Feedback – Ferramentas para Gestão e Desenvolvimento.
“Nossos colaboradores puderam crescer no âmbito profissional e pessoal e isso é muito importante para nós”, conta Luca Giobbi, CEO da Usina Sonora.
A Fazenda Conforto, em Goiás, é outra empresa que também investe em treinamentos, como forma de potencializar o negócio. O treinamento foi realizado inicialmente para um grupo de quase 40 líderes, em 10 módulos.
“A formação na metodologia aplicada nos 10 encontros que tivemos foi eficaz e dinâmica. A capacitação foi extremamente produtiva para a liderança. Os resultados são perceptíveis rapidamente: melhoria na comunicação em todos os níveis da empresa, além de apoiar o líder a elevar seu nível de consciência sobre as competências que precisa evoluir e aumentar a performance de quem está no cargo de liderança”, conta Vanderlino Vieira da Silva Júnior, Coordenador de Gente e Gestão da Fazenda Conforto.
Os treinamentos das duas empresas, foram ministrados pela Wiabiliza, especialista em consultoria empresarial e gestão de pessoas, que atua com agronegócio há mais de 30 anos. Ambos, foram desenvolvidos de maneira personalizada, levando em consideração a necessidade de cada empresa.
“A construção de um treinamento personalizado, permite atuar de maneira eficaz e efetiva nos pontos de melhoria de cada equipe, transformando e gerando novos comportamentos, mais adequados à realidade da empresa e do mercado onde atua. Essa transformação aprimora a construção de resultados sustentáveis”, diz Lúcia Tinoco, consultora de DHO da Wiabiliza.
Além disso, um outro diferencial, que interfere de maneira positiva nos resultados, é que os treinamentos realizados contaram com uma parte prática, além da teórica, o que proporciona um aprendizado mais eficaz.
Investir em qualificação é garantir mais lucratividade, produtividade e economia, além de gerar um ambiente mais saudável e seguro para uma empresa. Líderes treinados é sinônimo de alinhamento e sucesso no negócio.
Mín. 13° Máx. 28°