Com 23.800 visitantes, a Feira do Empreendedor, realizada em Curitiba, entre quinta-feira (26) e domingo (29), movimentou o cenário empreendedor de todo o Estado. Promovida pelo Sebrae/PR, a programação do evento contou com ações dedicadas para quem quer começar empreender ou já possui uma empresa – tudo de forma 100% gratuita. Palestras, atendimentos, consultorias, rodadas de negócio e crédito e muito networking fizeram parte da programação e geraram 70 mil interações.
No índice que mede a satisfação de clientes, o Net Promoter Score (NPS), o evento alcançou a média de 87,8 pontos.
O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Tioqueta, comemorou os resultados. Segundo ele, mais do que números positivos e participação intensa e dedicada do público, a Feira do Empreendedor representou a materialização da missão do Sebrae/PR.
“O propósito de fomentar o empreendedorismo no Paraná e estar ao lado das micro e pequenas empresas foi alcançado. Nos quatro dias vimos colaboradores trabalhando com dedicação e os visitantes interagindo, aproveitando cada segundo da programação. Presenciar as pessoas buscando conteúdo, trazendo inclusive suas famílias para viver a experiência empreendedora agrega valor a nossa missão”, pondera Tioqueta.
Consultorias e atendimento
Fabiola do Nascimento foi uma das participantes. Ela fez parte de uma missão técnica que veio de Rondônia apenas para participar da Feira. Segundo ela, a viagem de mais de dois mil km valeu a pena.
“A Feira foi uma experiência muito bacana e diferente. Queria ter mais oportunidades como essa. Participei de palestras e estive também no Canvas Express, onde recebi o atendimento para planejar algumas questões de organização e estrutura da minha empresa. Achei tudo moderno, rápido e queria ter vindo todos os dias. Foi incrível”, relata.
A empreendedora Michelle de Almeida, de Curitiba, também aproveitou para receber o atendimento gratuito. Ela conta que veio até o evento pelas palestras, mas que se surpreendeu com o conjunto geral.
“Abri um cadastro como MEI e já havia ido ao Sebrae presencialmente, participando de alguns eventos. Aproveitei o convite para vir à Feira e gostei muito. Na consultoria, a conversa me ajudou bastante a visualizar quais caminhos eu posso seguir. Foi muito legal”, comenta.
Palestras especiais
Durante os quatro dias de evento, foram realizadas 106 palestras e 17 workshops, com mais de 60 horas de conteúdo, que abordaram temas como gestão, marketing, oratória, finanças, oportunidades de negócio, segmentadas nos pilares: conhecimento; experiência, e negócios e serviços.
De Curitiba, Marcia Milczuk participou de várias delas, já que esteve em todos os dias de Feira. A mais impressionante, de acordo com ela, foi a do empreendedor Caito Maia.
“Eu vim no ano passado e achei fantástico e eu sabia que neste ano o Sebrae iria se superar. Aqui, conseguimos fazer networking, aprender e ter acesso a conteúdos muito ricos, como foi o caso da palestra com o Caito. Sou fã dele e me inspiro muito em toda a trajetória que ele construiu no empreendedorismo. Poder ter a oportunidade de ouvi-lo e de aprender não só com ele, mas com todos os palestrantes, é muito gratificante”, destaca.
Michelle Pucci, também de Curitiba, enfatizou, por sua vez, o acolhimento que sentiu durante o evento. Ela relatou que desde o momento em que entrou na Feira, percebeu a alegria da equipe ao receber os visitantes.
“Recentemente, abri uma empresa de oratória e comunicação para aproveitar minhas soft skills e vim parar na Feira do Empreendedor meio sem entender como seria. Já cheguei, participei de uma palestra, corri para a outra e me senti verdadeiramente acolhida aqui. É a primeira vez que venho, mas senti o carinho e o amor de todos os envolvidos e quero vir todos os anos”, enfatiza.
Negócios
Neste ano, além das empresas expositoras, a Feira também contou com um espaço diferenciado: a feirinha Compre do Pequeno. Fábio Heiler, do Estúdio Equatorial, que tem sede na capital paranaense, foi um dos artistas a expor e vender seus produtos. Ele conta que costuma participar de vários eventos e que, ao receber o convite para o processo seletivo do espaço, decidiu arriscar a oportunidade.
“Já participei de mais de cem feiras durante os três anos de Estúdio e esta foi bem diferente. Por ser gratuita, não esperava tamanho engajamento e me surpreendi. Consegui expor a marca, mostrar meu trabalho, vender meus produtos e isso ajuda a desenvolver a minha empresa de uma forma muito orgânica. Estou bem satisfeito e, se tiver novamente, estarei aqui de novo”, enseja.
Andressa Stuart, sócia-fundadora da startup Kefi, de Curitiba, também trouxe a empresa para a Feira, mas no espaço de expositores. Os quatro dias, conforme ela relata, foram produtivos para fazer contatos e também para expandir a rede de potenciais negócios.
“Viemos com a expectativa de mostrar a marca, mas conseguimos muito mais que isso. Conversamos com pessoas curiosas em conhecer nossos produtos, marcamos reuniões com potenciais revendedores e pontos de venda, e falamos com um outro público que nem pensávamos atingir, que é de pessoas interessadas em vender nosso produto no formato porta a porta, como venda direta”, celebra.
Sustentabilidade
Com olhar dedicado para a sustentabilidade, a Feira do Empreendedor também se comprometeu com diversas iniciativas, dentre elas a transformação dos resíduos em adubo, com apoio da Composta+. Gabriel dos Santos, representante da empresa, enalteceu a iniciativa, comemorando, também, a visibilidade que ganharam durante os quatro dias.
“Aqui nós tivemos a oportunidade de mostrar nosso produto na prática e foi muito legal entregar o composto orgânico para os visitantes. Muitos demonstraram curiosidade e fizemos até algumas parcerias”, compartilha.
Feira do Empreendedor
A Feira do Empreendedor foi realizada pelo Sebrae/PR e, nesta edição, contou com patrocínio do Pagbank, Sicoob, Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Cresol, Sicredi Empreendedores PR, Governo do Paraná e Fomento Paraná.
Mín. 12° Máx. 34°