Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

Agricultura Hortifruticultura

4ª edição do Prêmio Orgulho da Terra inclui boas práticas da Hortifruticultura

Premiação que valoriza boas práticas do agronegócio, com base nos pilares social, ambiental e econômico, recebe indicações até 10 de julho. Ação é um esforço conjunto de três parceiros: IDR-Paraná, Sistema Ocepar e Grupo RIC.

04/07/2024 às 09h50
Por: Redação Fonte: AEN
Compartilhe:
Prêmio Orgulho da Terra 2024 inclui as boas práticas da Hortifruticultura entre as categorias da quarta edição Foto: IDR-Paraná
Prêmio Orgulho da Terra 2024 inclui as boas práticas da Hortifruticultura entre as categorias da quarta edição Foto: IDR-Paraná

O Prêmio Orgulho da Terra 2024 recebe até o dia 10 de julho as indicações de técnicos agrícolas sobre produtores rurais que se destacaram neste ano em boas práticas do agronegócio, com base nos pilares social, ambiental e econômico. Em sua quarta edição, o prêmio incluiu neste ano a Hortifruticultura. Os troféus serão entregues a 22 homenageados em Curitiba, no mês de novembro.

O reconhecimento da importância do agronegócio para o Estado e para o País é um esforço conjunto de três parceiros: o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IAPAR-Emater (IDR-Paraná), o Sistema Ocepar - Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná e o Grupo RIC, que lançou a iniciativa em 2021 e anualmente organiza a seleção e premiação dos produtores que mais se destacam.

Por meio das quatro emissoras da RICtv Record e das oito emissoras da rádio Jovem Pan FM e Jovem Pan News, além dos portais e redes sociais, o Grupo RIC dá visibilidade às propriedades premiadas. A equipe de jornalistas do programa RIC Rural, que vai ao ar todos os domingos na RICtv Record, percorre centenas de quilômetros a cada ano, para produzir as reportagens sobre os homenageados, disseminando as melhores práticas do campo paranaense.

Continua após a publicidade
Anúncio

HORTIFRUTI – A hortifruticultura desempenha um papel significativo no Paraná em várias dimensões, e por isso foi incluída neste ano entre as categorias do Prêmio Orgulho da Terra. Em volume, o Estado é um dos principais produtores de hortifrutícolas no Brasil, destacando-se especialmente na produção de frutas como laranja, banana, maçã e uva, além de hortaliças como tomate, batata, cenoura e cebola.

A atividade hortifrutícola no Paraná envolve um grande número de pessoas, tanto em pequenas propriedades familiares quanto em grandes empresas agrícolas. A diversidade na escala de produção contribui para a geração de empregos diretos e indiretos no campo e nas áreas relacionadas, como transporte, embalagem e comercialização.

INSCRIÇÕES E SELEÇÃO – Os três casos indicados para cada categoria pelos técnicos do IDR-Paraná e da Ocepar serão submetidos ao Comitê de Notáveis, para seleção final dos homenageados. Em seguida, o programa RIC Rural faz a gravação e edição das reportagens em cada uma das propriedades escolhidas em suas categorias. Todo esse material jornalístico será exibido após a premiação em novembro e em dezembro. As matérias também ficam disponíveis no canal do RIC Rural no YouTube, assim como as reportagens das três primeiras edições.

Continua após a publicidade
Anúncio

O Comitê de Notáveis é formado por técnicos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Federação de Agricultura do Estado do Paraná (Faep) e Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Paraná (Fetaep).

Os notáveis avaliam todas as iniciativas dos produtores indicados, desde as condutas que contribuem para uma sociedade forte e diversificada até as ações que destacam o compromisso com a sustentabilidade e o crescimento econômico. Eles também definem o prêmio Destaque Técnico Orgulho da Terra.

Além de Hortifruti, as categorias do Prêmio Orgulho da Terra são Aves, Feijão, Bovinocultura de Leite, Suínos e Piscicultura, Agricultura Orgânica, Agroindústria, Café, Bovinocultura de Corte, Erva-mate, Inclusão Social, Mulheres no Agro, Sericicultura, Soja e Milho, Sucessão, Tecnologia e Turismo Rura

Ele1 - Criar site de notícias