Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

Geral Celepar

Pagamentos para emissão de certidões do IAT agora podem ser feitos por pix

Sistema favorece empresas e cidadãos que, agora, podem validar o pagamento de forma imediata e emitir em instantes, por exemplo, certidões que ate...

02/07/2024 às 18h29
Por: Redação.. Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

A Celepar fez uma atualização em um sistema desenvolvido para o IAT (Instituto Água e Terra) que permite que alguns tipos de pagamento, como o necessário para emissão de certidões, sejam feitos por pix. A mudança favorece empresas e cidadãos que, agora, podem validar o pagamento de forma imediata e emitir em instantes, por exemplo, certidões que atestam a ausência de débitos ambientais.

Chamado GRB (Gerenciamento para Recebimentos Monetários), o sistema atualizado funciona como interface entre os bancos e os sistemas do IAT. Ele é responsável por registrar pagamentos (que até então eram feitos pelo código de barras do boleto) e gerar relatórios.

Alguns dos recursos do IAT que foram beneficiados pela atualização são a Certidão Negativa de Débitos Ambientais, Licenciamento Ambiental, Certificado de Registro no Sistema Estadual de Reposição Florestal Obrigatória e certificados de fiscalização.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Anteriormente, era possível pagar apenas por boleto, o que significava aguardar pelo menos 24 horas para a validação do pagamento. Agora, com a possibilidade de pagamento por pix, as empresas conseguem obter o documento desejado com muito mais agilidade. É este o nosso intuito, tornar o serviço online mais simples e prático”, afirma André Telles, diretor de Mercado da Celepar.

Segundo o diretor-presidente do IAT, José Luiz Scroccaro, essa parceria com a Celepar trará mais agilidade na emissão das certidões e, por consequência, ao IAT. “Um avanço muito importante, que favorece a população do Paraná ao usar a tecnologia como aliada, dando celeridade a processos e desburocratizando o serviço público”, afirmou.

COMO FAZER- Ao concluir a solicitação do serviço, basta abrir o boleto gerado e buscar o QRCode. Então, é preciso abrir o aplicativo do banco, ir até o ícone do pix e selecionar a opção de leitura do QRCode. Assim, em segundos, é possível concluir o pagamento.

Continua após a publicidade
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias