Quarta, 24 de Julho de 2024
22°

Parcialmente nublado

Castro, PR

Política COMÉRCIO AGRÍCOLA

Delegação da FPA visita EUA para discutir comércio agrícola e seguro rural

Parlamentares brasileiros conhecem modelos de seguro agrícola e tecnologias inovadoras para fortalecer o agro nacional

28/06/2024 às 10h57
Por: Redação Fonte: FPA
Compartilhe:
Delegação da FPA visita EUA para discutir comércio agrícola e seguro rural

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Pedro Lupion (PP-PR), juntamente com o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) e a senadora Tereza Cristina (PP-MS) participam nesta semana de uma missão oficial aos Estados Unidos (EUA) para abordar questões relacionadas ao setor produtivo.

“Discutimos temas de interesse comum, barreiras ao comércio, possibilidades de sinergias e conhecemos o modelo de seguro agrícola dos EUA,” destacou o presidente da FPA, Pedro Lupion.

Em Washington, D.C., a delegação brasileira iniciou a visita com encontros com a Associação Americana de Produtores de Soja (ASA), a National Corn Growers Association (NCGA) e o Crop Insurance and Reinsurance Bureau (CIRB). Durante as visitas de campo, Lupion ressaltou que os parlamentares tiveram a oportunidade de conhecer os benefícios do uso de tecnologias de edição genômica, como o milho de baixa estatura, e o pipeline de futuros lançamentos de biotecnologias, como o milho de terceira geração. “Isso nos dá uma visão do que poderemos aplicar em nosso agro no futuro,” acrescentou.

Continua após a publicidade
Anúncio

O deputado Alceu Moreira enfatizou a importância das discussões sobre o seguro agrícola americano para a implantação no Brasil. “Aprofundamos a conversa com a equipe técnica do Comitê de Agricultura. Entre outros pontos, discutimos como foi o aporte inicial do fundo, possíveis aportes adicionais e a revisão anual,” disse Moreira, destacando a necessidade de “um estudo profundo sobre o modelo americano, que é administrado de forma privada, mas com participação pública, algo que poderia ser replicado no Brasil.”

Já a senadora Tereza Cristina ressaltou os desafios enfrentados pelo setor agropecuário brasileiro, especialmente as questões ambientais e as exigências dos mercados internacionais. “Explicamos que os produtores brasileiros têm a responsabilidade de preservar suas áreas sem qualquer tipo de apoio financeiro do Estado ou dos mercados que impõem essas exigências”, afirmou a senadora.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante uma reunião no Departamento de Agricultura Americano (USDA), os parlamentares da FPA discutiram também a economia, o mercado e o papel crucial do Brasil como fornecedor de alimentos. Nesse sentido, Lupion destacou a necessidade de investimentos do agro no Brasil em armazenagem. “É um absurdo que o Brasil, como um dos grandes players mundiais na venda e comércio de milho e soja, não tenha infraestrutura adequada para estocar nossas safras, obrigando-nos a desovar rapidamente nossos produtos,” ressaltou.

Ele1 - Criar site de notícias