Sábado, 15 de Junho de 2024
13°

Tempo limpo

Castro, PR

Turismo Turismo

Prefeituras do Paraná têm até dia 18 para informar rotas de cicloturismo

Objetivo é consolidar um mapeamento eficaz e direcionar políticas públicas ao segmento. Instituições podem descrever e apresentar rotas já estruturadas, em estruturação ou com potencial de desenvolvimento dentro de seus limites.

11/06/2024 às 09h24 Atualizada em 11/06/2024 às 09h25
Por: Redação.. Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Ivan Mendes/ Divulgação/COMEC/Arquivo AEN
Foto: Ivan Mendes/ Divulgação/COMEC/Arquivo AEN

Com o objetivo de consolidar um mapeamento eficaz e direcionar políticas públicas ao cicloturismo, o Governo do Paraná elaborou um formulário para ser preenchido pelos municípios. Os gestores municipais têm até o dia 18 deste mês para informar sobre rotas, estruturas e demais questões relacionadas ao cicloturismo dentro das suas cidades.

O questionário é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo que tem como intuito fazer um diagnóstico do segmento e planejar incentivos e ações voltados à atividade. As instituições podem descrever e apresentar quais são as rotas já estruturadas, em estruturação ou com potencial de desenvolvimento dentro de seus limites, além de mostrar quais são as legislações municipais voltadas para este segmento.

O formulário e o conceito de cicloturismo foram apresentados nesta segunda-feira (10) para os gestores e representantes municipais do turismo em um encontro online do projeto “Qualifica Setu – Gestores de Turismo”.

Continua após a publicidade
Anúncio

O encontro contou com explicações de técnicos da Secretaria e com a participação especial do turismólogo do Instituto de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo (PLANETT), Luiz Saldanha, que apresentou um panorama sobre a atual situação do cicloturismo brasileiro.

“Graças a sua rica diversidade geográfica e cultural, o Paraná se mostra como um bom local para o desenvolvimento da atividade, desde passeios tranquilos por campos e florestas até desafios em trilhas montanhosas”, destacou.

CICLOTURISMO – Através de dados disponíveis na plataforma do programa Pedala Paraná, desenvolvido pela Secretaria estadual do Esporte, também em leis de cicloturismo e editais do Ministério do Meio Ambiente, foram identificados pela Pasta 85 ciclorotas e circuitos turísticos em 250 municípios do Estado.

Continua após a publicidade
Anúncio

A intenção, de acordo com a coordenadora de Gestão e Sustentabilidade da secretaria, Anna Vargas, é verificar se essas rotas estão de fato ativas e as suas estruturas.

“Essa atividade é muito importante para a cadeia produtiva do turismo estadual, pois ela se conecta aos outros segmentos e atrativos paranaenses. Por isso, é muito importante levantar informações sobre essas rotas junto às prefeituras, para que seja possível entender o nível de dificuldade delas, o consumo que elas geram e quais são as necessidades em termos de política pública que precisam de atenção”, disse.

Ele1 - Criar site de notícias