Sábado, 15 de Junho de 2024
21°

Tempo limpo

Castro, PR

Geral DIOCESE PONTA GROSSA

Dom Bruno Elizeu Versari nomeado bispo de Ponta Grossa

Ele virá transferido de Campo Mourão e toma posse nos próximos dias

10/06/2024 às 16h58
Por: Redação
Compartilhe:
O bispo nomeado tem 65 anos de idade e sete anos como bispo. Foto CNBB
O bispo nomeado tem 65 anos de idade e sete anos como bispo. Foto CNBB

O Papa Francisco acolheu nesta segunda-feira (10) o pedido de renúncia apresentado por Dom Sergio Arthur Braschi e nomeou Dom Bruno Elizeu Versari, atualmente bispo de Campo Mourão, como bispo da Diocese de Ponta Grossa. Dom Bruno desde abril desde ano é também presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo referencial da Pastoral do Dízimo da CNBB/Regional Sul 2. A posse depende da agenda do bispo nomeado e pode acontecer ainda este mês.

     Assim que houve o anúncio público pelo Papa, Dom Sergio e Dom Bruno conversaram por chamada de vídeo. “Ele é uma pessoa maravilhosa. Todos vão gostar dele”, disse Dom Sergio, se mostrando alegre e grato a Deus com o comunicado, feito às 10 horas de Roma, 7 da manhã no Brasil. “Até hoje, havia um embargo, um segredo pontifício (quanto à divulgação), mas, a partir desse momento, podemos comunicar que o nosso bispo eleito é Dom Bruno e que eu permanecerei como administrador apostólico até a posse do sucessor”, acrescentou. O bispo lembrou que, como norma litúrgica, onde se celebrar a Eucaristia, os padres rezem pelo bispo eleito e pelo apostólico. “Rezemos para que Dom Bruno seja aquele pastor que tanto precisamos em nossa Diocese”.

     “É na alegria e no espírito de serviço que quero me dedicar ao serviço de evangelização, continuar a missão que outros conduziram. Vamos juntos construindo o Reino de Deus nessa terra, nesta diocese, aonde Deus nos chama. Deus continue nos iluminando nessa missão e nessa tarefa de evangelização”, comentou Dom Elizeu. O bispo nomeado adiantou que vai tomar conhecimento dos futuros procedimentos, dos próximos passos para, em seguida, fazer os devidos encaminhamentos. “Que Deus continue nos iluminando na missão, que é Dele e onde ele precisa de cada um de nós...Continue nos abençoando na vocação e na missão”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

     O padre Hélio Guimarães, coordenador da Pastoral Presbiteral da Diocese de Ponta Grossa, falou em nome da Pastoral e do clero, acolhendo com profunda gratidão ao Senhor da Messe, “que suscita para a Sua Igreja, a cada tempo, pastores segundo o Seu coração. Conte, desde já, com nossas orações por sua vida e ministério, e seja bem-vindo à nossa fraternidade presbiteral. ‘Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia’, ouvimos do Senhor no dia de hoje; palavras que encontraram eco no lema escolhido para sua ordenação episcopal: ‘’Deus é misericórdia’, e que, com a graça divina, continuarão ressoando no exercício de seu episcopado, também na Diocese de Ponta Grossa”, enfatizou em nota o padre.

Biografia

     Dom Bruno Elizeu Versari nasceu no dia 30 de maio de 1959, na cidade de Cândido Mota (SP). Ainda na sua infância, a família migrou para o Paraná. No ano de 1980, marcado pelo testemunho de São João Paulo II, entrou no Seminário Propedêutico em Maringá. Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, e Teologia no Instituto Teológico Paulo VI, em Londrina, entre os anos 1984 e 1987. Foi ordenado presbítero em 3 de janeiro de 1988, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Floresta, no Paraná.

Continua após a publicidade
Anúncio

     No exercício do seu ministério presbiteral atuou como vigário; colaborou na formação dos seminaristas no Seminário de Filosofia Nossa Senhora da Glória, em Maringá; pároco; ecônomo arquidiocesano; vigário geral; membro do Colégio de Consultores e do Conselho de Presbíteros; e diretor da Rádio Colméia de Maringá. Dom Bruno tem especialização em Educação Especial; pós-graduação em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá, e em Teologia Bíblica – Novo Testamento, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Maringá.

     No dia 19 de abril de 2017, foi nomeado bispo coadjutor da Diocese de Campo Mourão. Recebeu a ordenação em 25 de junho do mesmo ano, tomando posse em 9 de julho de 2017. Meses depois, em 6 de dezembro de 2017, com a aceitação da renúncia de dom Francisco Javier ao governo pastoral de Campo Mourão, dom Bruno assumiu oficialmente a função de bispo diocesano.

     Em 2019, foi escolhido pelo Conselho Permanente da CNBB membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. No período, colaborou na produção e revisão dos materiais produzidos pela Comissão, foi responsável pelo acompanhamento administrativo da Secretaria Nacional da Pastoral Familiar (Secren/CNPF) e aplicou na diocese o Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio sendo ele mesmo o catequista de dois casais de noivos. 

Ele1 - Criar site de notícias