Sábado, 15 de Junho de 2024
21°

Tempo limpo

Castro, PR

Agropecuária MULHERES DO CAMPO

Empoderamento e Protagonismo: Mulheres Rurais Transformam a Realidade no Paraná

O IDR-Paraná promoveu uma série de eventos em homenagem à Semana Estadual da Mulher do Campo, instituída pela Lei no. 20.675/2021, reunindo centenas de mulheres para discutir a importância da mulher na agricultura familiar em palestras, capacitando e informando as trabalhadoras rurais que desenvolvem um trabalho extremamente importante no Estado.

10/06/2024 às 16h49
Por: Redação Fonte: Toninho Anhaia
Compartilhe:
Mulheres rurais participam de palestras e atividades durante o evento Semana Estadual da Mulher do Campo, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), no Santuário Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Fot
Mulheres rurais participam de palestras e atividades durante o evento Semana Estadual da Mulher do Campo, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná), no Santuário Nossa Senhora das Brotas, em Piraí do Sul. Fot

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) é conhecido por sua dedicação ao apoio e assistência aos produtores rurais. Durante o mês de maio, essa atenção se volta especialmente ao público feminino, em comemoração à Semana da Mulher do Campo, com a realização  de eventos na última semana de maio. Porém, por conta de agenda o evento em Piraí do Sul realizado no Santuário de Nossa Senhora das Brotas, foi realizado na primeira semana de junho de 2024.

O evento buscou a valorização de mulheres rurais, que deram depoimentos de como tem transformado suas realidades e qualidade de vida através de experiências de empreendedorismo, gestão e protagonismo no meio rural. Com esses relatos o intuito é incentivar outras mulheres a mudar sua realidade também, seja por meio de iniciativas individuais ou através de associações e cooperativas. 

O evento também buscou trabalhar as temáticas de autoestima, empoderamento e divulgar políticas públicas voltadas às mulheres, como programas de fomento produtivo e crédito rural, capacitação para gestão e cooperativismo, além do desenvolvimento e divulgação de tecnologias sociais e sustentáveis. Um dos objetivos principais é priorizar a participação das mulheres em programas de compras públicas da agricultura familiar, fortalecendo assim sua presença e protagonismo no setor.

Continua após a publicidade
Anúncio

  ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Tânia de Fátima Oliveira, assistente social do IDR-Paraná, destaca a criação da Semana Estadual da Mulher do Campo "Ela foi criada pelo nosso governador Ratinho Júnior através de uma lei no ano de 2021. Desde então, todos os anos na última semana de maio, iremos promover eventos para fortalecer o protagonismo da mulher do campo" explica Tânia.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante os eventos, são realizadas palestras de autoestima e valorização, além de depoimentos de mulheres que compartilham suas experiências de transformação e gestão eficiente de suas propriedades. “Nós tivemos depoimentos de mulheres que trouxeram como, no dia a dia, elas estão conseguindo fazer a diferença na diversificação, na gestão da propriedade, trazendo mais qualidade de vida e renda para suas famílias,” ressalta Tânia.

Histórias de Sucesso

Uma das histórias inspiradoras é a de Delma, produtora de morango do município de Piraí do Sul. “Ela conseguiu, depois de vinte anos trabalhando fora, criar o próprio negócio. Hoje, ela é produtora de morango, consegue uma renda muito boa, acompanha a criação dos filhos e cuida do sogro que está doente, além de ter mais qualidade de vida,” relata Tânia, enfatizando a importância de compartilhar essas histórias para motivar outras mulheres.

Outra história de superação e sucesso foi a de Jennefer da Costa Kremer, pecuarista de leite e palestrante, compartilhou sua experiência de transição de uma carreira em uma multinacional para a atividade de pecuária de leite. “Foi um desafio muito grande, mas decidimos iniciar a atividade leiteira para melhorar a qualidade de vida, principalmente a minha saúde,” conta Jennefer. Ela enfatiza a importância do conhecimento adquirido através do Centro de Treinamento Pecuaristas (CTP) e do curso de inseminação oferecido pelo SENAR.

Jennifer destaca que, embora ainda não tenha alcançado o mesmo pro labore que recebia na multinacional, a qualidade de vida e o contato próximo com a família e os animais são extremamente gratificantes. “Hoje, estou cursando medicina veterinária para melhorar ainda mais a qualidade dos meus animais e alcançar mais produtoras, trabalhando na melhoria da qualidade,” afirma Jennefer destacando a importância de nunca desistir dos sonhos e sempre buscar capacitação.

Os eventos da Semana Estadual da Mulher do Campo foram realizados em todas as regionais do Estado do Paraná. A Regional de Ponta Grossa tem 18 municípios e devido a extensão territorial optou por realizar três eventos, não se limitando a um único local. Em maio, foram realizados encontros nas cidades de Palmeira (24/05) e Ventania (29/05). O evento de Piraí do Sul aconteceu em junho por conta agenda,  “Reunimos seis municípios aqui em Piraí do Sul, mas também realizamos eventos em Palmeira e Ventania, promovendo um espaço para a troca de saberes e o fortalecimento do protagonismo feminino,”. Nos três eventos o público foi de aproximadamente 400 pessoas, destaca Tânia.

 

Apoio e Empoderamento

O gerente da Agência Sicredi de Piraí do Sul, Eduardo Hening, reforça a importância do empoderamento feminino no campo. “A essência da cooperativa Sicredi é o campo, e o empoderamento e crescimento da mulher no campo são fundamentais. O Sicredi sempre estará junto com a mulher, apoiando seu aprendizado e crescimento,” afirma Eduardo.

Tânia, destacou a importância da colaboração entre diversas entidades e agradeceu aos envolvidos pelo sucesso do evento. "Gostaria de registrar um agradecimento especial à todos os profissionais que trabalharam no evento e aos parceiros: Banco do Brasil, Sicredi, Sindicato Rural de Castro e de Piraí do Sul, Prefeituras, Cooperativas e comerciários dos municípios que doaram brindes para tornar o evento ainda mais especial para as mulheres.”, afirma.

A Semana da Mulher do Campo no Paraná não apenas celebra, mas também capacita e fortalece as mulheres rurais, promovendo histórias de sucesso e fortalecendo a presença feminina em todas as áreas, trazendo a tona questões de autoestima e gênero. O IDR Paraná trouxe depoimentos e exemplos  de como políticas públicas bem estruturadas podem transformar vidas e comunidades, incentivando as mulheres a serem protagonistas de suas próprias histórias. Com o apoio de iniciativas como essa, o futuro do campo no Paraná promete ser cada vez mais inclusivo e próspero

  ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Ele1 - Criar site de notícias