Sábado, 15 de Junho de 2024
13°

Tempo limpo

Castro, PR

Geral LIDERANÇA RURAL

Londrina reúne mais de 320 produtores rurais em encontro de líderes

Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR teve a programação voltada para o fortalecimento do sistema sindical rural

05/06/2024 às 15h37
Por: Redação Fonte: Faep
Compartilhe:
Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR teve a programação voltada para o fortalecimento do sistema sindical rural. Foto Faep
Evento promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR teve a programação voltada para o fortalecimento do sistema sindical rural. Foto Faep

Nesta quarta-feira (5), mais de 320 produtoras e produtores rurais de Londrina e de outros 23 municípios da região Norte marcaram presença na 4ª edição do Encontro Regional de Líderes Rurais, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. Mais uma vez, as mulheres foram maioria entre os presentes (59%), repetindo o cenário do evento do ano passado. O público participou de dinâmicas e palestras voltadas para o fortalecimento do sistema sindical rural.

Nesta quarta edição, o Encontro Regional de Líderes Rurais está percorrendo, ao longo do mês de junho, 11 municípios do Paraná. Antes de Londrina, o evento ocorreu em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro, com a presença de 174 produtores e lideranças de 22 municípios da região. O próximo evento ocorre em Maringá, nesta quinta-feira (6).

O presidente do Sindicato Rural de Londrina, Edson Dornellas, fez a abertura do encontro, destacando a importância dos conhecimentos repassados para fortalecer a base do sistema sindical. “Esse evento surgiu como parte do Programa de Sustentabilidade Sindical, para promover a sustentabilidade dos sindicatos. Hoje, já podemos notar os frutos deste trabalho. Queremos e vamos criar um cenário próspero para os nossos sindicatos”, destacou.

Continua após a publicidade
Anúncio

Seguindo a valorização da formação das lideranças no campo, o presidente do Núcleo dos Sindicatos Rurais do Norte do Paraná (Nunorte) e do Sindicato Rural de Centenário do Sul, Walter Ferreira Lima, ratificou a participação dos agricultores e pecuaristas como fundamental para novas e futuras conquistas do setor.

“Precisamos mudar algumas posturas para procurar soluções. E isso tem que ser feito pelos sindicatos rurais e o Sistema FAEP/SENAR-PR, que representam milhares de produtores e atuam para mudar as coisas e defender os interesses do setor”, destacou Ferreira Lima.

Como em Ribeirão Claro, diversos integrantes da diretoria do Sistema FAEP/SENAR-PR prestigiaram o evento em Londrina. O diretor-secretário Livaldo Gemin pregou a união do setor, para formar novos líderes e lutar nos âmbitos municipal e estadual pelos interesses do meio rural.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Nós precisamos ser fortes e unidos, pois somos minoria. Por isso, precisamos ser melhores, para que possamos nos destacar. E o evento tem esse propósito, proporcionar conhecimento para que seja levado para as comunidades”, disse Gemin. “Não adianta ter um sindicato forte e outro fraco. Juntos nós somos mais fortes. Ou seja, é preciso ser um trabalho coletivo para ter força. Por isso, o produtor rural precisa entender a importância do sistema sindical, inclusive para fazer pressão local”, complementou Ágide Eduardo Meneguette, vice-presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

 

Dinâmicas

Os mais de 320 produtores rurais do evento em Londrina, divididos em grupos, participaram de um jogo que destaca a atuação dos sindicatos rurais e do Sistema FAEP/SENAR-PR em prol dos interesses do setor. De uma forma didática e divertida, o jogo apresenta como as entidades que formam o sistema sindical rural paranaense podem ser protagonistas em seus municípios, regiões e no Estado.

Na sequência, Maria Luiza Macedo e Gayza Iacono, ambas coordenadoras locais da Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF), apresentaram o Projeto Sindicato Protagonista, lançado recentemente pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O objetivo é auxiliar os sindicatos rurais a atingirem um nível de excelência.

“Hoje já somos mais de 80 comissões no Paraná, reunindo mais de 2,5 mil produtoras rurais que fortalecem a atuação do nosso sistema sindical”, destacou Maria Luiza. “As mulheres chegaram para somar, e esse movimento vai continuar forte e crescendo, principalmente com o auxílio deste projeto”, reforçou Gayza.

Os sindicatos rurais que aderirem ao Projeto Sindicato Protagonista terão um planejamento estratégico próprio para desenvolver ao longo dos próximos 12 meses. Ao fim dos trabalhos, em junho de 2025, aqueles que atingirem as metas estabelecidas serão reconhecidas com um selo de destaque. Um dos pré-requisitos para fazer parte da iniciativa é ter uma comissão local de mulheres formada e atuante.

 

Palestra

No encerramento da programação, os participantes assistiram à palestra de Filipe Masetti, conhecido como “Cavaleiro das Américas”, que percorreu a cavalo mais de 27 mil quilômetros entre o Alasca, nos Estados Unidos, e o Ushuaia, na Argentina. Masetti fez um paralelo entre a sua experiência e os desafios encontrados no percurso com a força que o produtor rural precisa encontrar para ser um protagonista no cenário rural. 

“Desistir não é uma opção para quem trabalha no meio rural. Assim como eu não desisti do meu projeto, apesar das adversidades, vocês trabalham diariamente para produzir alimentos, independentemente das condições”, disse Masetti.

 

Confira as fotos do evento.

Ele1 - Criar site de notícias