Sábado, 15 de Junho de 2024
21°

Tempo limpo

Castro, PR

Agricultura HORTALIÇAS

IDR-Paraná realiza capacitação sobre mudas de hortaliças em Marechal Cândido Rondon

Os participantes tiveram acesso a informações técnicas essenciais para a produção. Desde a importância da qualidade das mudas até aspectos práticos do manejo ambiental, nutricional e hídrico.

31/05/2024 às 10h21
Por: Redação Fonte: IDR-PARANÄ
Compartilhe:
FOTO IDR-PARANÁ
FOTO IDR-PARANÁ

Mais de 50 agricultores técnicos e profissionais da olericultura da região participaram do curso sobre produção de mudas de hortaliças, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná IAPAR EMATER (IDR-Paraná) nesta segunda-feira (27).

Segundo a engenheira agrônoma Márcia Vargas Toledo, do escritório do IDR-Paraná de Marechal Cândido Rondon e organizadora do evento, o tema possui grande relevância no setor da olericultura na região. “A utilização de mudas de qualidade é um dos fatores mais importantes para o sucesso da atividade, especialmente no plantio direto de hortaliças”, afirmou Márcia.

Com o objetivo de aprimorar técnicas e conhecimentos cruciais para o setor o curso foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Tiago Hackmann, da Unidade Local de Pinhais do IDR-Paraná. Os participantes tiveram acesso a informações técnicas essenciais para a produção. Desde a importância da qualidade das mudas até aspectos práticos do manejo ambiental, nutricional e hídrico.

Continua após a publicidade
Anúncio

A parte prática do evento ocorreu em uma propriedade rural do município, onde os participantes puderam vivenciar o sistema familiar de cultivo de mudas de hortaliças. O que permitiu uma discussão sobre as melhores práticas aprendidas durante o curso.

Parcerias Estratégicas - O evento faz parte das ações do Projeto Ação Integrada de Solos e Água (AISA) e da Avaliação do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com ITAIPU-Binacional, EMBRAPA, FAPED e ESALQ, com o apoio da UNIOESTE e do Programa Paraná Mais Orgânico.

Ainda de acordo com a engenheira agrônoma Márcia, a olericultura desempenha um papel vital na segurança alimentar, promove a sustentabilidade ambiental e é uma atividade altamente rentável, com produtos que têm demanda constante no mercado, oferecendo um retorno financeiro satisfatório para agricultores, especialmente em áreas menores. “As hortaliças são ricas em nutrientes, vitaminas e minerais essenciais para uma alimentação saudável. Incentiva práticas agrícolas que reduzem o uso de produtos químicos sintéticos e promovem a biodiversidade, contribuindo para a sustentabilidade e contribui para a economia local através da geração de emprego, já que uma produção que exige intensa mão de obra”, conclui.

Continua após a publicidade
Anúncio

Produção Orgânica - O evento também enfatizou a produção orgânica de mudas, especialmente em conformidade com as determinações atuais do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que regula os sistemas orgânicos de produção

Ele1 - Criar site de notícias