Sábado, 15 de Junho de 2024
13°

Tempo limpo

Castro, PR

Agronegócios INVESTIMENTO

Novos projetos de infraestrutura vão impulsionar produção agroindustrial nos Campos Gerais

Industrialização gera emprego e renda para a região e agrega valor ao produto paranaense.

27/05/2024 às 21h35 Atualizada em 27/05/2024 às 22h48
Por: Redação
Compartilhe:
Novos projetos de infraestrutura vão impulsionar produção agroindustrial nos Campos Gerais

As obras de infraestrutura e mobilidade essenciais para o desenvolvimento agroindustrial dos Campos Gerais foram o tema da reunião do deputado estadual Moacyr Fadel (PSD) e da diretoria da Castrolanda com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) nesta segunda-feira (27).

Uma das solicitações apresentadas ao governador foi a construção do Contorno Sul de Castro, desviando o tráfego pesado da área urbana do município. “Um pré-projeto dessa obra já foi feito. Vamos resgatar essa proposta e em parceria com a Castrolanda atualizá-la para que o Governo do Estado possa dar início aos trâmites para realizar mais essa importante obra”, afirma Fadel.

A nova rodovia faria a ligação entre as PRs 151 e 340 e a nova estrada para o Socavão. Também foram entregues ao governador projetos para readequação de acessos rodoviários. As propostas complementam as obras já iniciadas pelo Governo do Estado, como a construção do Contorno Norte e a pavimentação da Avenida do Leite, ambas em execução.

Continua após a publicidade
Anúncio

A instalação de um parque tecnológico e de novos projetos para a produção de ovinos também terão o apoio do estado.

“Estamos trabalhando em um grande projeto que vai atender toda a região dos Campos Gerais, desde apoio técnico ao produtor, qualificação profissional e melhorias na infraestrutura e logística para facilitar o escoamento da produção”, destaca o parlamentar.

A expertise que fez de Castro a maior bacia leiteira do país, agora é aplicada na industrialização do que é produzido em toda a região, agregando valor ao produto paranaense. “Este é um investimento importante que fomenta a geração de emprego, sobretudo na região de Castro, fortalece a agricultura familiar e consolida o papel do Paraná como este supermercado do mundo, processando o produto e agregando valor a ele“, disse o governador.  

Continua após a publicidade
Anúncio

Investimento

Durante o encontro, foi anunciada a ampliação da unidade industrial de Castro do grupo Unium, que reúne a Castrolanda, a Frísia e Capal. As novas instalações serão destinadas para a produção de leite em pó aumentando a capacidade de processamento em 1 milhão de litros de leite por dia.

A Unium registra um crescimento médio anual de 8% a 10% e se prepara para o futuro. “Nós temos o desafio de estar ampliando nossas indústrias para que a gente possa proteger o nosso produtor das dificuldades de mercado e garantir a ele a tranquilidade de estar produzindo o leite, para que ele se preocupe só com o seu negócio”, destacou Willen Bouwman, presidente da Castrolanda.

Em 2023, o grupo Unium ultrapassou a marca de 1 bilhão de litros de leite captados no ano, sendo o segundo maior produtor do Brasil.

  ACOMPANHE AQUI A REPORTAGEM EM VÍDEO NO CANAL MINUTO RURAL. ATIVE AS NOTIFICAÇÕES E ACOMPANHE NOSSAS REPORTAGENS   

Ele1 - Criar site de notícias