Sábado, 15 de Junho de 2024
13°

Tempo limpo

Castro, PR

Máquinas FENAÇÃO

Massey Ferguson lança websérie sobre fenação

Feno e Ação aborda as diferenças e benefícios da produção de fardos de feno e de pré-secado, com depoimentos de especialistas e produtores

22/05/2024 às 15h18
Por: Redação
Compartilhe:
Websérie produzida pela Massey Ferguson reúne informações sobre técnicas e benefícios da fenação
Websérie produzida pela Massey Ferguson reúne informações sobre técnicas e benefícios da fenação

Com um rebanho bovino de 234,4 milhões de animais, dividido entre gado de corte e produção leiteira, a pecuária desempenha um papel importante na economia brasileira. Devido aos constantes desafios para fornecer alimentos de alta qualidade aos animais, os produtores rurais têm buscado por métodos eficazes, como a fenação, para garantir uma nutrição adequada. Para entender melhor as técnicas e benefícios da fenação, a Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, lança a websérie “Feno e Ação”, que pode ser assistida em seu canal no Youtube.

Ao longo de seis episódios, a websérie compartilha informações de especialistas renomados, como Thiago Bernardes, professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (MG) e especialista na produção de feno e pré-secado, e Janaína Martuscello, especialista em forragicultura e professora doutora na Universidade Federal de São João Del-Rei (MG), que oferecem uma visão abrangente sobre o processo de fenação, além de depoimentos de produtores de feno de diversas regiões do país. 

Marcelo Pupin, especialista de produto Massey Ferguson, destaca que a busca por métodos eficazes de fenação contribui para produtividade e sustentabilidade do setor pecuário no país. “O seguimento está em crescimento. A demanda por carne, leite e seus derivados vem aumentando devido ao crescimento populacional. Há oportunidades para otimizar espaços e fornecer equipamentos que atendam a essa demanda, incluindo o trato animal e a conservação de alimentos”, ressalta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Além da fenação, também se destaca o pré-secado.  Cada um oferece vantagens distintas, atendendo às necessidades dos produtores e às condições específicas de suas propriedades. “Ambos possuem valor nutricional e podem ser utilizadas tanto para bovino como para equinos. A escolha depende do animal que vai receber a dieta, considerando as características do rebanho e o tipo de ração que será fornecida”, informa Thiago Bernardes.

Durante a produção dos fardos de feno, a forragem é ceifada e deixada no campo para desidratação natural, o que pode levar até três dias sob o sol. Esse processo preserva as características originais da planta, resultando em um alimento rico em nutrientes, especialmente quando colhido em estágio de maturidade ideal. No entanto, a desidratação ao ar livre pode resultar na perda de vitaminas e minerais, destacando a importância do manejo adequado durante o processo de fenação.

“A mecanização da operação permite que o corte e enfardamento aconteça com mais velocidade, sendo fundamental para garantir a qualidade do feno, principalmente em regiões em que a colheita acontece no período chuvoso”, explica Janaina Martuscello.

Continua após a publicidade
Anúncio

Em Paracatu, interior de Minas Gerais, encontra-se uma das maiores áreas de produção de alfafa do Brasil. Ademir Honda, proprietário da fazenda, acompanha a trajetória do pai na produção de alfafa desde criança. Ao pesquisar sobre o assunto, percebeu que o grande mercado para a alfafa estava no gado leiteiro e investiu em mecanização e tecnologia para garantir a qualidade da forragem. “Hoje nossa área de cultivo atende pecuaristas de leite, contribuindo para o crescimento da produção de alfafa na região”, diz.

Ademir Honda, produtor de alfafa, investiu em mecanização para garantir a qualidade da forragem

 

Em resposta aos desafios enfrentados pelos produtores, os fardos de pré-secado surgiram como uma alternativa eficiente e rápida. Com cerca de 40% de matéria seca e 60% de água, os pré-secados são produzidos em apenas um dia, do corte ao enfardamento. Esse método permite uma produção mais ágil, especialmente em regiões com alto índice de precipitações ou alta demanda pecuária. Além da rapidez na produção, oferecem uma excelente conservação dos nutrientes da planta, resultando em um alimento de alta qualidade para os animais. 

Lucas Zanetti, gerente de marketing de produto Massey Ferguson, reforça a necessidade de cuidar do cultivo da forragem como é feito nas grandes culturas de grãos. “O cultivo das forragens para produção de feno e pré-secado deve seguir todo cuidado com tratos culturais de qualquer outra cultura, utilizando máquinas que elevem o rendimento operacional e qualidade desde o corte até o produto final.”

Ele1 - Criar site de notícias