
Em uma ação conjunta pela preservação ambiental, a ASSOCAMPOS, inpEV, IDR-Paraná, Prefeitura de Piraí do Sul e Sindicato Rural se unem para realizar a Coleta Itinerante de Embalagens de Defensivos Agrícolas no município. A iniciativa, agendada para o dia 16 de abril, visa facilitar o descarte correto desses materiais, evitando a contaminação do solo e da água.
As embalagens de defensivos agrícolas, quando descartadas de forma inadequada, podem representar um sério risco à saúde humana e ao meio ambiente. O contato com esses materiais pode causar intoxicações, contaminar o solo e a água, afetando a flora e a fauna local.
Para garantir o descarte correto das embalagens, a Coleta Itinerante será realizada na Sede do Sindicato Rural, localizada na rua XV de novembro nº 373, das 8h30min às 12h e das 13h às 16h do dia 16 de abril.
As atividades de Coleta Itinerante de Embalagens de Defensivos Agrícolas, buscam criar pontos de recebimento em localidades mais próximas em especial dos pequenos agricultores para efetuarem a devolução de suas embalagens vazias de defensivo
O que levar?
Para facilitar o processo de coleta, é importante que as embalagens laváveis estejam lavadas, destampadas e furada uma das bordas do fundo da embalagem com intuito de sua inutilização estar secas e com as tampas originais. Já as embalagens não lavavéis de tratamento de semente devem estar secas e com tampadas.
Não é necessário apresentar nota fiscal de produtor, mas sim a nota fiscal de compra ou relatório dos estabelecimentos onde as embalagens foram adquiridas.
Para fazer corretamente as boas práticas no campo e preparação das embalagens para devolução, acesse o site da Assocampos clicando aqui.
Destino das embalagens
As embalagens coletadas serão encaminhadas para a central Ponta Grossa (ASSOCAMPOS & inpEV), localizada no Distrito Industrial em Ponta Grossa.
Para saber quando será a coleta em sua cidade veja o calendário da Assocampos clicando aqui.