Domingo, 25 de Outubro de 2020
42988489296
Geral Salame Artesanal

Prêmio Brasil Artesanal 2020 vai reconhecer melhores salames produzidos no país

A Academia da Charcutaria, que desde 2017 trabalha com qualificação para a produção de embutidos em 4 estados e no Distrito Federal, vai compor, com a CNA, a mesa julgadora das amostras enviadas pelos produtores.

09/10/2020 08h57
254
Por: Redação Fonte: Redação
Um dos critérios de avaliação da edição deste ano é a história do produto, como a origem da receita ou se ela foi passada entre as gerações da família. Foto Sistema CNA
Um dos critérios de avaliação da edição deste ano é a história do produto, como a origem da receita ou se ela foi passada entre as gerações da família. Foto Sistema CNA

A edição do “Prêmio Brasil Artesanal” deste ano vai valorizar a charcutaria brasileira, com destaque na produção de salames. O objetivo da iniciativa do Sistema CNA/Senar, em parceria com a Academia da Charcutaria, é reconhecer os melhores produtores do embutido no país.

Para se inscrever, o participante tem que ser produtor rural e se cadastrar no Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais até o dia 30 de outubro de 2020. As amostras do produto devem ser enviadas até o dia 6 de novembro com as especificações que constam no regulamento.

A Academia da Charcutaria, que desde 2017 trabalha com qualificação para a produção de embutidos em 4 estados e no Distrito Federal, vai compor, com a CNA, a mesa julgadora das amostras enviadas pelos produtores. O ponto de maturação, textura, criatividade para executar o alimento, temperos e nível de gordura são algumas das características a serem analisadas nos salames.

“Não é simples executar um salame, ele tem um nível de complexidade alto. Um produto perfeito depende de matéria-prima, de criatividade. O artesão tem que se preocupar com vários fatores externos, como umidade relativa do ar, temperatura e ventilação”, afirmou o presidente da Academia da Charcutaria, Diego Peixoto Jacob.

Segundo a assessora técnica da CNA, Marina Zimmermann, o Prêmio é uma oportunidade de valorizar a produção artesanal de alimentos. “A gente sabe que no Brasil, além dos queijos e das cachaças artesanais e tradicionais, também existe uma grande produção de produtos cárneos. A ideia é mostrar que os nossos produtores rurais produzem com qualidade e eficiência”, disse.

Um dos critérios de avaliação da edição deste ano é a história do produto, como a origem da receita ou se ela foi passada entre as gerações da família. “A CNA espera que os produtores consigam agregar valor à produção e que permaneçam no campo com dignidade, mostrando sua história, sua terra e seu produto”, afirmou Marina.

As amostras de salames enviadas pelos produtores serão submetidas a um processo de avaliação por Comissão Julgadora, formada por especialistas nacionais. Serão selecionados para concorrer à etapa final por júri convidado os 5 (cinco) produtos concorrentes com melhor classificação após avaliações realizadas pela Comissão.

Clique aqui para ler o regulamento do Prêmio Brasil Artesanal 2020 – Charcutaria. Fonte CNA.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 02h09 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

16° Sensação
15 km/h Vento
94.6% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias