Segunda, 26 de Outubro de 2020
42988489296
Pecuária Abelha Rainha

Publicação da Epagri ensina a selecionar e produzir abelhas rainhas

Epagri disponibiliza para livre download um boletim técnico que ensina uma prática capaz de aumentar a produtividade do mel em até 200%.

01/10/2020 21h18
291
Por: Redação Fonte: Redação
Rainhas jovens e selecionadas elevam a produtividade de mel e reduzem a mortalidade na colmeia. Foto Epagri
Rainhas jovens e selecionadas elevam a produtividade de mel e reduzem a mortalidade na colmeia. Foto Epagri

Um boletim técnico lançado pela Epagri e disponível para livre download orienta apicultores e técnicos sobre métodos de seleção, produção e introdução de rainhas de abelhas Apis mellifera nas colmeias. A tecnologia de melhoramento genético, resultado de pesquisas da Epagri, torna a apicultura mais sustentável e permite elevar a produtividade de mel em até 200% quando as rainhas são jovens e selecionadas. A Empresa estima que cerca de 3 mil apicultores catarinenses tenham aplicado a tecnologia em 12 mil colmeias no ano passado, gerando incremento de 64t de mel.

“Uma rainha jovem e selecionada geneticamente confere à colônia alta capacidade de crescimento populacional, resistência a pragas e doenças e pouca enxameação, o que se traduz em alta produtividade e resistência das colônias em situações de adversidades que podem levar à mortalidade, especialmente no inverno”, destaca a pesquisadora Tânia Patrícia Schafaschek, da Epagri/Estação Experimental de Videira, autora do boletim.

Sanidade nas colmeias

De acordo com as pesquisas da Epagri, a seleção e substituição de abelhas rainhas é capaz de reduzir o índice de infestação pelo ácaro Varroa destructor de 6% para 1% a 2%. “Essa é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários, dispensando o uso de produtos para controlar pragas e doenças e garantindo um alimento mais seguro”, destaca Tânia.

A seleção e substituição de abelhas rainhas é uma das práticas recomendadas para manter a sanidade dos apiários

 

O Boletim Técnico nº 190 – “Seleção e produção de rainhas de abelhas Apis mellifera” apresenta métodos que podem ser aplicados por apicultores em diferentes situações e escalas de produção. A publicação trata sobre o melhoramento genético das abelhas e a substituição periódica de rainhas, além de apresentar três métodos de produção de rainhas: transferência de larvas, nucleação e puxada natural. O leitor encontra o passo a passo para selecionar colônias e rainhas, informações sobre marcação de rainhas, quando fazer a substituição, como introduzir a nova rainha na colônia, cuidados pós introdução e outras dicas. Fonte Epagri

Baixe aqui ou leia.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 11h56 - Fonte: Climatempo
21°
Pancada de chuva

Mín. 14° Máx. 24°

21° Sensação
13.4 km/h Vento
59.3% Umidade do ar
90% (8mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 27°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias