Domingo, 25 de Outubro de 2020
42988489296
Cultura Livro

Jan Petter relata relata a historia da imigração de sua família holandesa para o Brasil em livro

O livro idealizado por Jan é um breve relato sobre a imigração de sua família para ao Brasil, ao deixar a Holanda em 1959.

30/09/2020 15h50 Atualizada há 3 semanas
236
Por: Redação Fonte: Reportagem Toninho Anhaia
O livro descreve como foram as muitas dificuldades que passaram, e como reconstruíram suas vidas fugindo do pós-guerra.
O livro descreve como foram as muitas dificuldades que passaram, e como reconstruíram suas vidas fugindo do pós-guerra.

O Sindicato Rural de Castro no Café do Produtor, desta quarta-feira, 30 de setembro, contou com manhã de autógrafos do produtor rural e sócio do Sindicato, Jan Petter, sobre seu livro idealizado: “Jan Petter — O olhar de um imigrante” A obra foi escrita pelas autoras, Josi Costa e Rejane Martins Pires.

O livro idealizado por Jan é um breve relato sobre a imigração de sua família para ao Brasil. Ao deixar a Holanda em 1959, e se estabelecer na Colônia Castrolanda, no município de Castro, região dos Campos Gerais, no Paraná, Sr. Jan Petter e Sra. Aaltje, juntamente com seus sete filhos, fizeram um caminho de outros imigrantes numa busca por paz, segurança e um futuro melhor. 

O livro descreve como foram as muitas dificuldades que passaram, e como reconstruíram suas vidas fugindo do pós-guerra. Também narra como impactaram em outras centenas de pessoas. O livro deixa claro que sem nunca esquecer os valores trazidos em suas mentes e corações, entre eles a ajuda mútua e a solidariedade, doaram-se à nova pátria.

 

Sem nunca apagar suas vozes e seus sonhos, apressaram os passos, cultivaram à terra e fizeram germinar as boas sementes! E, sem nunca arredar o pé da tradição, lançaram luz àquilo que para eles é sagrado: o leite! Espécie de ponte entre gerações, é o que mantém a unidade até hoje! E se há uma linguagem universal entre holandeses e brasileiros, ela está na brandura de um copo de leite! 

 

A obra, portanto é dedica à memória de Jan Petter e sua esposa Aaltje, "Aqui representando os holandeses da Colônia Castrolanda, pela coragem e ousadia de deixar sua pátria, recomeçar a vida no Brasil e inspirar e alentar outras, milhares de pessoas.", afirma a dedicatória. 

 

Jan espera que o livro seja uma ponte entre as gerações da família e os demais imigrantes holandeses para saibam com foi o início de tudo.

O livro pode ser encontrado na sede do Sindicato Rural de Castro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Castro - PR
Atualizado às 02h30 - Fonte: Climatempo
16°
Pancada de chuva

Mín. 16° Máx. 23°

16° Sensação
15 km/h Vento
94.6% Umidade do ar
80% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (26/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 24°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Terça (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 26°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Ele1 - Criar site de notícias